A História da Bíblia em Cinco Atos¹ - II (Roberto Louzada Dias )

Uma tensão é introduzida na história quando Adão e Eva decidem seguir o próprio caminho e a própria sabedoria. E esta tensão perdura-se até hoje.
Um Mandamento: “E o Eterno ordenou ao Homem: ‘Você tem permissão para comer de qualquer árvore do jardim, menos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Dessa, não poderá comer. No mesmo momento em que comer dessa árvore, você morrerá’ ²   (Gênesis 2.16,17). A desobediência ─ Decidem aceitar a sugestão de Satanás: “... Vocês não vão morrer. Deus sabe que, no momento em que comerem daquela árvore, vocês vão perceber a realidade e serão como Deus: conhecerão todas as coisas, tanto o bem quanto o mal” (Gênesis 3.4,5).
Adão e Eva dão ouvidos à voz enganadora do inimigo de Deus, Satanás, e duvidam da confiabilidade de Deus. E esta estratégia tem sido a mesmo por milênios: “Não é bem assim”, “Hoje em dia é diferente”, “Quem escreveu isso?... Não foram homens como nós?... Não são também imperfeitos?” etc.
Como resultado dessa rebelião:
“O Eterno os expulsou do jardim do Éden e mandou-os trabalhar na terra, a mesma que eles haviam sido feitos. Ele os tirou do jardim e deixou um anjo querubim de guarda no lado leste e uma espada de fogo, se movendo de um lado para o outro, guardando o caminho que leva à Árvore da Vida” (Gênesis 3.23,24).
A intenção de Deus na criação é conhecida, mas parte dela desviou-se do curso. Conseguirá Deus reconquistar seu relacionamento com a humanidade e retirar a Sua própria maldição sobre a criação? Ou o inimigo de Deus acabou de vez com o plano e subverteu a história?
Em toda a narrativa da humanidade, seja em que continente for, a busca pelo Criador é contínua, mas são poucos os que acertam. A Palavra de Deus continua a ser desprezada: “Não procurem atalhos para Deus. O mercado está transbordando de fórmulas fáceis e infalíveis para uma vida bem-sucedida que podem ser aplicadas em seu tempo livre. Não caiam nesse golpe, ainda que multidões o recomendem. O caminho para a vida ─ para Deus! ─ é difícil e requer dedicação total” (Mateus 7.13,14). Assim disse o Senhor Jesus.
Os Atos I e II compreendem apenas as primeiras páginas da Bíblia. Mesmo assim, apresentam o conflito que domina o restante da história.
Continua.
_________________________________
¹ Texto adaptado de uma citação que consta em A MENSAGEM (pag. 1781/82), uma tradução contemporânea da Bíblia com base nas línguas originais que procura preservar na linguagem do dia a dia seus eventos e ideias – Autor: EUGENE H. PETERSON, pastor, erudito, escritor e poeta. Após lecionar em um seminário e depois de dedicar quase trinta anos ao pastorado de uma igreja na região de Baltimore, Maryland, EUA, ele criou essa vibrante paráfrase da Bíblia que faz ligação com os leitores de hoje como nenhuma outra.
² Esta e as demais citações são de A MENSAGEM, Ed. Vida.