“E se Jesus tivesse vindo nos dias de hoje?” – Parte 2 (Érica Peixoto)


Ainda sob a influência do meu texto anterior (“E se Jesus tivesse vindo nos dias de hoje?”) pensei nas características dos atuais discípulos de Jesus e como Ele os convidaria. Será que Jesus estaria cercado de pastores, diáconos e doutores em Teologia? Será que ele frequentaria os nossos congressos espirituais? Não sei. Talvez sim. Talvez não. Quem seriam os discípulos de Jesus? Que tipo de pessoas atenderiam ao seu chamado? Resolvi viajar um pouco na imaginação. Assim, se a época da vinda do Messias fosse hoje e se o local básico do seu ministério fosse o Brasil, talvez a narrativa a seguir não fosse tão fantasiosa. Vejamos.


Talvez Jesus começasse o seu ministério chamando dois ambulantes que estivessem lançando os seus produtos piratas nos consumidores da 25 de março em  SP. Jesus poderia dizer: “Vinde após mim e eu vos farei proclamadores do Original”!


Acho também que Jesus passearia na Barra da Tijuca e talvez lá encontrasse com um bem-sucedido empresário carioca que, apesar de ter conseguido uma vida de luxo nas mansões a custa de suborno, sonegação de impostos e exploração alheia, estivesse do alto da sua cobertura com um binóculo superpotente buscando ver Jesus.  Talvez Jesus pegasse um megafone e dissesse: “Desce depressa, hoje eu vou almoçar com você”. E, sabe o que mais? Acho que, nesse caso, muitos religiosos questionariam se estava correto Jesus comer caviar na casa de um criminoso de colarinho branco...


Acho que algum homossexual, portador de HIV, já cansado de coquetéis de remédios, de ser discriminado por todo mundo e de se sentir excluído da sociedade há anos, ficaria tão impactado ao ouvir sobre Jesus que enfrentaria uma multidão na orla de Copacabana para simplesmente tocar na pontinha da calça jeans de Jesus. E acho também que Jesus perguntaria: Quem me tocou? E certamente alguns líderes de igreja ficariam confusos e diriam: Como assim, Senhor? Pode ter sido algum de nós ou algum dos seguranças que contratamos para manter a sua integridade física diante dessa multidão histérica, ou algum de seus fãs querendo autógrafo. E creio que Jesus, já fitando os olhos no ex-portador de HIV, diria com um coração cheio de amor: Não! Alguém me tocou de uma forma especial, porque de mim saiu poder!


Acho também que Jesus faltaria alguns cultos aos domingos de manhã. Ele curaria alguns drogados no domingo. Ele levaria algumas marmitas para mendigos no domingo. Ele entregaria cobertores no domingo. Ele restauraria casamentos no domingo. Ele proclamaria ser o caminho, a verdade e a vida para muitos órfãos no domingo. Ele faria muitos discípulos no domingo!


Quer saber, acho que muitos de nós ficaríamos realmente escandalizados com Jesus! Ele não seguiria os nossos padrões. Ele não faria esboço. Acredite se quiser, mas com certeza Ele não teria agenda! Ele caminharia com maltrapilhos. Ele confiaria grandes projetos a analfabetos. Ele não estaria na plataforma Lattes. Ele ressuscitaria alguns pastores. A verdade é que muitos de nós não encontraríamos Jesus. Nós olharíamos para Jesus buscando encontrar a nós mesmos e, certamente, não acharíamos. Acreditem, para desgosto de muitos religiosos atuais, a roupa de Jesus não seria feita de espelho, de modo que a gente pudesse olhar e ver nossas próprias imagens nEle, nossos gostos e preferências. Na verdade, seria o oposto. Ele estaria buscando o espelho nas nossas roupas de griffe, Ele estaria procurando ver Sua própria imagem em nós e talvez não conseguisse por causa dos nossos paetês, das nossas jóias, dos nossos pecados!

Comentários   

 
0 #2 Maravilhoso!Guest 30-08-2011 20:08
Érica,teus posts edificam a minha vida de maneira simples e direta.
Abços!
 
 
0 #1 E se Jesus tivesse vindo nos dia de hoje? Parte IIGuest 05-08-2011 12:05
Nooossa!!!
Como faz bem imaginar situações como essa!
Precisamos mesmo nos desvenciliar dos dogmas e costumes do nosso meio e viver o evangélho de maneira plena.
Parabéns pelo texto!
Continue devagando. As vezes vale a pena! ssss!!!!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)