PAPOTECH: Uma baita imagem!

Se você comprou uma TV Full HD recentemente e acha que tem a última tecnologia em termos de qualidade de imagem em sua casa, está enganado. Chegaram as TVs com resolução superior ao Full HD (1920 x 1080 pixels), contendo quatro vezes mais pixels na tela. Tais aparelhos são as TVs "Ultra-High-Definition", ou simplesmente 4K. Mas você sabe o que isso significa e o que muda em termos de qualidade de imagem?
 
O Ultra HD (4K) é a tecnologia que garante telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels no painel da TV. O Full HD, por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels. Ou seja, uma TV 4K tem exatamente quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD. Com isso, torna-se ainda mais difícil perceber os pontos formadores de imagem (pixels) na tela. Dá até prá assistir de mais perto.
 
A revolução que a TV 4K traz para as casas é que as distâncias mínimas para as telas podem ser alteradas. Nem tanto pelo conforto visual, mas em função da qualidade e nitidez. Ou seja: mesmo de muito perto você enxerga imagem em qualidade total. Com isso, muda também o tamanho das telas, uma vez que podemos incluir TVs cada vez maiores em espaços menores, sem que o conteúdo fique prejudicado.
 
A novidade está sendo usada na Copa como forma de disseminação. A Sony havia anunciado que a partida do último dia 14, entre Japão e Costa do Marfim seria transmitido com essa tecnologia. Ao todo, serão nove partidas gravadas com 12 câmeras 4K — incluindo uma semifinal que pode ser jogada pelo Brasil, em Belo Horizonte, e a grande final, no Rio de Janeiro. A transmissão dessas imagens para canais pagos e abertos da televisão brasileira deve ocorrer somente a partir das partidas eliminatórias. A emissora oficial, por sua vez, deve oferecer a oportunidade de assistir todo esse show de imagens aos moradores do Rio de Janeiro. Serão instalados televisores 4K de 65 polegadas no bairro Jardim Botânico. Eles exibirão três partidas da Copa: o primeiro sendo das oitavas-de-final (28/06), o segundo das quartas-de-final (04/07) e o último sendo, é claro, a partida final da Copa do Mundo (13/07). 
 
Divirta-se! Ah, e não para por aí, devem chegar nos próximos anos, as TV 8K! Quem está acompanhando?
 
por Fabio Cunha

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)