PAPOTECH: Home Office

Trabalhar em casa gera menos estresse, diz pesquisa
 
Ele também é conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office) e significa "escritório em casa". O Home Office é normalmente usado por trabalhadores independentes, além disso algumas empresas possuem este sistema de trabalho quando os funcionários não precisam ou não podem trabalhar no escritório. O modelo de trabalho remoto chegou aqui recentemente, na bagagem das empresas multinacionais e embalado como benefício no pacote de horários flexíveis. Hoje, já é uma solução adotada por 31,2% das empresas brasileiras. Dados do Censo 2010 mostram que cerca de 20 milhões de brasileiros trabalham e moram no mesmo endereço. A proporção é de quase um quarto da mão de obra ocupada do país.
 
Já uma pesquisa realizada pela Dell revelou que metade dos profissionais brasileiros que trabalham em casa dizem se sentir menos estressados e 33% afirmam ter noites de sono mais tranquilas, quando comparadas à época em que batiam cartão. A pesquisa também revelou que 45% dirigem menos e 52% passam mais tempo com a família depois de aderirem ao chamado "home office", que é quando o profissional presta o expediente de casa.
No Brasil, 56% dos profissionais têm permissão para trabalhar dessa forma, entretanto, a maioria desses profissionais cumpre apenas 25% do total de seu expediente de casa - o resto das horas são presenciais. O levantamento aponta ainda que 53% dos profissionais brasileiros passam de 75% a 100% das horas de trabalho no escritório da empresa. 
 
Crescimento Profissional 
 
Entre os profissionais que trabalham mais de metade do tempo de casa, 42% acreditam que o "home office" não impede o crescimento profissional, enquanto que 20% concordam que essa distância do escritório pode representar uma barreira para a evolução na carreira. 
 
Os resultados do estudo Global Evolving Workforce, patrocinado pela Dell e Intel, mostram ainda que 54% dos brasileiros consideram que são mais produtivos ao trabalhar de casa ou de forma remota e só 14% discordam que esse formato de trabalho aumenta a produtividade.
 
Mais saúde, comodidade, menos estresse, mais tempo com a família, estudos e lazer, mas exige disciplina e foco no desenvolvimento das tarefas. Esse modelo tem atraído muitos brasileiros, mas será que funcionaria para você?
 
por Fabio Cunha
fonte: Site Olhar Digital e mais (adaptado)

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar