PAPOTECH: "Já foi o tempo" – Televisão (Fábio Cunha)

Como a televisão é um aparelho comum em praticamente todas as residências do mundo, não tardou para que a tecnologia de "multiuso" chegasse a ela. Da mesma forma que hoje vemos celulares que mais parecem computadores (os smartphones), as TVs também caminham a passos largos seguindo o mesmo rumo. Para quem não está familiarizado, o conceito de Smart TV compreende um grupo de televisões que une a função básica dos aparelhos com o acesso à internet, acesso a conteúdo pessoal, instalação de aplicativos e diversos outros itens que melhoram a sua experiência de uso. Essas características incluem conexões Wi-Fi ou via cabo, que possibilitam conectar a TV a uma rede domiciliar, entradas USB para acessar pendrives ou HDs externos e, até mesmo, televisores com processadores dedicados.

Os novos televisores conectados à internet dos principais fabricantes são uma amostra do que o futuro reserva para a televisão doméstica. A Sony, Samsung, e três dos maiores fabricantes do mercado, recentemente unidos LG, Sharp e Philips, já possuem uma plataforma que permite encontrar nossos canais favoritos da TV digital, conteúdo on-line (filmes, séries, aplicativos), e, é claro, a TV aberta. Além disso, acessar o YouTube, previsão do tempo, ou simplesmente navegar na web, são algumas das capacidades da Smart TV. Basta possuir uma conexão banda larga de Internet.

A Smart TV já mudou o paradigma da televisão tal como a conhecemos. Algumas pessoas não assistem mais a programação tradicional. Não é preciso mais assistir a simples programação da TV aberta, prefere-se os canais a cabo. Isso não é novidade. Mas não fica só por ai: há mais ou menos 1 ano pode-se abandonar completamente a grade televisiva tradicional. Tudo que se quer ver está na Web. A TV a cabo pode ser cancelada e a Internet é a fonte de informação para tudo.

Com a integração das redes sociais, é possível conversar com seus amigos em tempo real através da televisão, compartilhar o que se está assistindo na rede, entre outras funções.
Hoje é comum as pessoas estarem mais "familiarizadas" com dispositivos “smart”. E quanto mais aparelhos puderem conectar, melhor será. Trocar informações entre um celular e um tablet, televisão e até mesmo uma geladeira deve ser o futuro.

Essa tecnologia também favorece a liberdade de escolha. Dessa forma, será possível assistir ao programa que quiser na hora que for mais apropriada, fazendo com que a TV se adapte à rotina do telespectador e não o contrário, como acontece hoje.

por Fabio Cunha
@_papotech

Siga também a lista @_papotech/fontes

Comentários   

 
0 #1 PAPOTECH: "Já foi o tempo" – Televisão (Fábio Cunha)Bonnie 12-10-2014 01:26
That is really fascinating, You're aan excessively professional blogger.
I have joined your rrss feed and sit up for in the hunt for extra off your fantastic post.
Additionally, I have shardd your site in my social
networks

Loook into mmy web page; top tv,: http://www.led-Tv-and3dtv-review.com/
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)