PAPOTECH: Corrida Turbinada (Fábio Cunha)


Numa corrida de rua, por exemplo, assim como os tênis e as roupas, a maneira de cronometrar a corrida e verificar o desempenho também evoluiu. Se antes um relógio simples com cronômetro (e às vezes nem isso) satisfazia o corredor – que tinha uma vaga ideia do quanto havia se exercitado –, hoje há uma infinidade de recursos que revelam não só tempo e distância, como ajudam a planejar treinos, comparar desempenhos e até socializar com amigos.
 
Confira uma seleção do que existe no mercado e escolha o seu antes da próxima corridinha.
 
- RunKeeper pro (iOS e Android)
Integrado com GPS, fornece todos os dados para acompanhar a performance durante o treino. Na tela você visualiza rapidamente detalhes como tempo total, distância, ritmo e queima calórica.
Todo o histórico da atividade pode ser armazenado e acessado pelo computador: o site é de fácil utilização. O aplicativo inclui ainda alguns treinos customizáveis. Ou seja, você pode programar diversas sessões de tiros, intervalados e longos. Também permite interação com seu aparelho para tocar suas músicas preferidas.  Site: runkeeper.com
 
- Runtastic Pro (iOS, Android e BlackBerry)
Parecido ao RunKeeper e ao Nike+ GPS, permite personalizar o programa de treino a partir de idade, peso e altura. 
Ainda armazena no site do app as informações de seu histórico para comparação futura. É possível também compartilhar seus treinos com seus amigos no Facebook.
Site: runtastic.com
 
- Nike+ GPS(iOS e Android)
Por meio da já consagrada tecnologia Nike+ (que usa um sensor no tênis para aferição da corrida), o atleta cria um perfil no site NikePlus e descarrega seus treinos, conectando-se ainda a uma comunidade de corredores na internet e até criando desafios virtuais.
Trata-se de um app com GPS de fácil utilização e visualização. Permite integração com as músicas de seu aparelho e a possibilidade de escolha de uma “power song” – ou seja, aquela música que motiva – no momento mais difícil do treino. Mais: tem alertas de voz personalizáveis que vão ditando o ritmo de corrida ou a quilometragem percorrida. Ótima relação entre o custo e o benefício. Site: nikeplus.com
Para usar o aplicativo não é necessário ter o sensor pois ele também funciona com a função de movimentos do celular (o acelerômetro).
 
Existem muitas outras opções, alguns inclusive com ajuda de outros sensores que monitoram inclusive os batimentos cardíacos durante o treino. Chegou a hora de aproveitar mais essa facilidade tecnológica, que diferente de muitas, colaborará com sua saúde e qualidade de vida. Bons treinos!
 
por Fabio Cunha

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)