PAPOTECH: Força nessa hora! (Fábio Cunha)

Estabilizadores e no-breaks sem o selo de qualidade do Inmetro são vendidos em qualquer loja e, em muitos casos, não garantem que variações de luz não prejudiquem seus equipamentos. 


Desde 2002, no entanto, existe uma norma que garante a qualidade desses equipamentos. Nenhum estabilizador de tensão de energia até 3kVA (indicado para quem usa micro + impressora em casa, por exemplo) pode ser vendido sem o selo do Inmetro , baseado na norma NBR 14373, revisada em 2006, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O problema é que nem todas as marcas têm o selo. Isso é grave. Estabilizadores e no-breaks fabricados sem o mínimo de controle podem ser um risco em potencial para eletrodomésticos e computadores. Pior: podem soltar faíscas e causar danos aos aparelhos e às pessoas.

- Antes da norma, os clientes reclamavam que os produtos não ofereciam plena segurança, chegando a causar riscos às crianças - diz Alexandre Pires, da área de compras da distribuidora de produtos de informática ComCenter. - Equipamentos fabricados dentro das normas eliminam a possibilidade de faíscas.

Segundo José Antenor Pomilio, professor do Laboratório de Condicionamento de Energia Elétrica da Unicamp, o estabelecimento de normas técnicas que garantam a qualidade dos equipamentos eletroeletrônicos é um marco no processo de desenvolvimento tecnológico nacional:

- A norma sobre estabilizadores de tensão veio com atraso, mas foi bem-vinda. Ao disciplinar e impôr padrões mínimos de qualidade, dá garantias aos usuários de que a função esperada de um estabilizador seja cumprida: proteger o equipamento com segurança.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) está tão preocupada com o assunto que criou um site especialmente para alertar o consumidor sobre a norma e as empresas que já garantiram o selo. Entre elas estão SMS, CM Comandos, APC, MCM, TS Shara, entre outros.

- Cada empresa agia por conta própria. Agora, há uma nova filosofia de produção - diz Geraldo Takeo Nawa, analista sênior da Abinee.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)