PAPOTECH: 40 anos do celular (Fábio Cunha)

Essa foi a primeira ligação feita num dispositivo móvel parecido com o celular que temos hoje. O inventor, Martin Cooper, ligou para seu rival na época, de dentro da conferência que apresentava o aparelho em abril de 1973. 
 
A chamada foi feita em um DynaTAC, da Motorola, um celular de 25,4 centímetros que pesava 1,14 kg. A bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos. De qualquer forma, segundo Cooper, ninguém conseguia segurar um aparelho tão pesado por mais de 20 minutos. O design do aparelho foi escolhido em concurso interno e, segundo Cooper, foi o mais simples e ficou em uso por quase 15 anos. A surpresa foi perceber que, um ano após o lançamento, foram entregues 900 mil unidades do "tijolão" - quantidade esperada só para o ano 2000, apesar do preço, quase 4000 dólares.
 
Em 1991, veio a segunda geração, que começou na Finlândia, com aparelhos menores e mais baratos. Quando chegou a terceira geração, em 2001, o celular já tinha conquistado o mundo. Nesta década, entramos na quarta geração, e o celular passou a ser multitarefa: mensagens de texto, música, fotos, jogos, navegação, e está substituindo os computadores em quase todas as funções. A tecnologia caminhou para aparelhos cada vez menores e mais finos, até que recentemente os smartphones voltaram a crescer e os "phablets", que nada mais são que celulares maiores, quase beirando a linha do que é tablet, começaram a ganhar força. 
 
Hoje é difícil imaginar um mundo sem celulares, prova disso é que um smartphone passa 22 horas do dia junto ao usuário. No planeta Terra, vivem cerca de 7 bilhões de seres humanos. Destes, segundo dados da ONU, 6 bilhões usam telefones celulares. Para quem cresceu na era do celular, é difícil imaginar que essa revolução surgiu há apenas 40 anos.
 
por Fabio Cunha
Siga o PapoTech no Twitter @_papotech 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)