PAPOTECH: Privacidade e Internet combinam?


Assustou? Pois em matéria recente disponível na internet uma empresa americana relembra os usuários do Skype de que a Microsoft monitora o conteúdo das mensagens trocadas através do aplicativo.
 
É verdade! A Microsoft tem ferramentas para monitorar o conteúdo das conversas do Skype, assim como o Facebook também tem, e o Google, e o Yahoo, o Twitter. Mas isso significa que tem um time de técnicos analisando as milhôes de mensagens trocadas no mundo todo? Haverá área de armazenamento suficiente para guardar essa informação enquanto se analisa o seu conteúdo?
 
Faz parte da Política de Privacidade (aquela que ninguém lê) que a empresa que te oferece tal serviço pode monitorar o conteúdo de conversas para procura de material "inadequado" segundo as leis americanas entre outros objetivos.
Entretanto, o material na verdade é analisado por rotinas automáticas que identificam termos específicos que servem para identificar, por exemplo, comportamentos violentos, incitação à violência, ameaças de terrorismo, ou ainda para uma coisa bem mais simples: oferecer uma propaganda direcionada para seus gostos, suas pesquisas, suas conversas.
 
Isso é comum, até certo ponto na Internet. Experimente fazer uma pesquisa de um produto numa loja virtual e veja se não vai começar a receber emails ou até mesmo banners em todos os sites sobre aquele produto com todas as cores e opções disponíveis. O assunto não é novo, nem surpresa no mundo das redes sociais. Na verdade a matéria que "denunciou" essa invasão, alerta que a mensagem trocada é totalmente encriptada, ou seja, as informações são "embaralhadas" para ficarem seguras e não serem lidas por pessoas estranhas (hackers), mas imagina só quem oferece o mecanismo de embaralhamento... a própria empresa que oferece o serviço. Alguém tem dúvida de que isso é uma brecha para poder ler a informação?
 
O mundo virtual não é privado e nunca será. Você quer usar uma rede social? Tenha em mente que a confidencialidade e privacidade nesse meio é relativa pois no mínimo, a empresa que te oferece o serviço pode monitorar o produto dela!
 
Pense bem antes de mandar sua próxima mensagem!

por Fabio Cunha
@fcbcunha
@_papotech

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)