PAPOTECH: Privacidade e Internet II

Ainda falando sobre nossa ilusão de privacidade na internet, o assunto em circulação atualmente é o PRISM. O problema vai muito além da Microsoft ter ferramentas para monitorar sua conversa no Skype.
 
O PRISM foi identificado em uma reportagem recente como um programa de vigilância eletrônica altamente secreto mantido pela agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos desde 2007. O programa tem como objetivo o monitoramento e a avaliação de mídias eletrônicas, de maneira a possibilitar não apenas a recuperação de informações armazenadas sobre um alvo específico em potencial, mas também a vigilância de comunicações em tempo real.
 
O procedimento é o seguinte: Após uma breve confirmação de que um usuário do Facebook está envolvido em atividades terroristas ou com a proliferação de armas nucleares, um analista da NSA recebe acesso total às opções de busca da corporação. Já para usuários do Skype basta apenas uma ligação para que a vigilância seja ativada. Os bancos de dados de fotos, chaves de busca digitadas, dados do GMail e do Google Drive estariam também sob vigilância da NSA.
 
Segundo uma apresentação que veio a público, oito das grandes corporações e serviços de Internet participam do programa: Microsoft, Google, Facebook, Yahoo!, Apple, YouTube, AOL e Paltalk. O jornal The Washington Post destacou ainda que o documento vazado informa que o PRISM é "a principal fonte primária de inteligência usada nos relatórios de análise da NSA". Obviamente, todas as citadas trataram de negar seu envolvimento com um programa desse tipo, garantindo aos seus usuários "total respeito à proteção da privacidade de seus usuários".
 
É claro que tudo isso não deve atingir a nós, maioria dos relis mortais que usa a internet simplesmente para compartilhar com a família distante as fotos da festinha do filho. Afinal, não é sobre isso que você fala na internet?

Siga o @_papotech

por Fabio Cunha

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)