PAPOTECH: Web TV

Já conversamos sobre os novos televisores conectados à internet. "Já foi o tempo" que a televisão era um aparelho que precisava de uma antena para receber o sinal da programação distribuída em sinal aberto. Já convivemos com aparelhos ligados à internet, que recebem além do sinal da TV aberta ou por assinatura, conteúdos digitais pela chamada "Web TV".
 
Os serviços mais conhecidos de Web TV são NETFLIX, Crackle, e os ligados às empresas de TV por assinatura como o NOW, da Net e o "On Demand" do Telecine, presente em várias operadoras. Mas, não se iluda, nem toda a programação que se encontra nas grades de TVs por assinatura está disponível na Web TV. Cada serviço negocia com as produtoras a lista de filmes e séries que estarão disponíveis. Portanto, não adianta buscar filmes que acabaram de sair do cinema ou grandes produções como a saga de Star Wars, pois nem todas as produtoras assinaram contratos com essas empresas.
 
O problema principal é o controle e segurança do conteúdo, mecanismos anti-pirataria e o de sempre, quanto cobrar por aquela sessão exclusiva de cinema em casa? Enquanto as empresas de Web TV correm atrás para oferecer cada vez mais conteúdo, algumas redes de televisão, como a NBC de “Heroes”, a FOX e ABC, concluíram que vale a pena tornar disponíveis seus produtos, antes que a pirataria o faça. Ganha o consumidor ou telespectador, ganham as produtoras, ganham as fabricantes de TV que já perceberam esse movimento.
 
Sony, Samsung, e três dos maiores fabricantes do mercado, LG, Sharp e Philips, já possuem uma plataforma que permite encontrar nossos canais favoritos da TV digital, conteúdo on-line (filmes, séries, aplicativos), e, é claro, a boa e velha TV aberta. Tudo que se quer ver está na Web. A TV a cabo pode ser cancelada e a Internet é a fonte de informação para tudo. Toda essa tecnologia também favorece a liberdade de escolha, já que é possível assistir a um programa preferido na hora que for mais apropriada, fazendo com que a TV se adapte à rotina do telespectador e não o contrário.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar