Teologia de alto impacto, 1 (LÉCIO DORNAS)


“Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino,
os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel , porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre;
o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.  
Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.”
( Daniel 6.26, 27 – EA )
 
 
 
Depois de vivenciar um tremendo drama de ter que lançar Daniel na cova dos leões e passar uma noite de angústia e inquietação, o Rei Dario constata, logo ao nascer do dia, que Daniel fora protegido e poupado por Javé. Como reação ao grande impacto que sofreu com o miraculoso livramento dado a Daniel, Dario finda por assinar o decreto transcrito no texto acima. Desse decreto, fazemos destilar a Teologia de Dario ou o que estou chamando de Teologia de alto impacto. Eis os seus tópicos:
 
Javé é Deus pessoal – “...perante o Deus de Daniel...”. Dario constatou que Javé é Deus de pessoas, se relaciona com pessoas, atua em pessoas. Ao mesmo tempo em que é Deus excelso e grandioso, Ele é Deus de perto ( Salmo 145.18 ).
 
Aqui temos algo muito importante: O resgate de Javé como Deus pessoal! Embora pessoal, a partir desta dimensão itimista e direta, o poder desta relação teve impacto grandioso de proporções territoriais e históricas muito abrangentes ( “...a todos os povos, nações e gente de diferentes línguas, que moram em toda a terra...” – Dn 6.25 ).
 
Naquele momento histórico, um grande impacto dependeu unicamente de uma relação pessoal de Daniel com o seu Deus. Javé é um Deus pessoal, Ele é o “... Rei meu e Deus meu...” ( Salmo 84.3 ).
 
Quando você assume seu relacionamento sincero com Deus e leva este compromisso às últimas consequências, isso tem potencial para mudar o rumo da história.
 
Deus muda a sua história e, a partir de você, muda a história do mundo!
 
Vivencie Javé: O Deus pessoal!
 
Lécio Dornas

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar