A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)

Na condição de líderes, somos vulneráveis como qualquer outra pessoa. Tiago, referindo-se ao profeta Elias, diz: “Elias, sujeito às mesmas paixões que nós”, sendo humano como nós, orou (5.17).  Desde a desobediência dos nossos pais no princípio da Criação, somos sujeitos à queda, a cairmos diante de qualquer tentação. A natureza humana que ainda está em nós trabalha diariamente contra o Espírito em nosso espírito para que não façamos a vontade de Deus (Gl 5.16,17). O rei Davi não suportou a pressão da sua carne ou natureza humana diante da sensualidade de Batseba. Creio que não foi simplesmente o primeiro olhar. Como precisamos ter cuidado com os nossos olhos, com a sua concupiscência e com a soberba da vida (1 João 2.16). Nós somos tentados a todo instante. O nosso inimigo é implacável e conhece muito bem as nossas fraquezas. Jesus disse que o diabo veio para matar, roubar e destruir (João 10.10). É muito triste a realidade de líderes que estão caindo moralmente e de outros que estão se divorciando por incompatibilidade de gênios.

Como seres humanos, somos vulneráveis diante da tentação. Só podemos vencê-las em Cristo, pois Nele somos mais que vencedores (Rm 8.37). O apóstolo Paulo testemunhou: “Trazendo sempre por toda a parte mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal” (2 Co 4.10). Precisamos orar todos os dias nesse texto paulino. A consciência de nossa vulnerabilidade ou de uma possível queda moral não deve nos levar a justificativas, mas a uma confiança inabalável na obra de Cristo na cruz e na ressurreição (Rm 6.1-11). Jesus afirmou categoricamente no jardim do Getsêmani o seguinte: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Jesus é perfeito em sua avalição da vulnerável condição humana.

Como líderes – pastores e missionários –, precisamos ter a humildade para reconhecer as nossas fraquezas e dependermos inteiramente da graça de Deus. É claro que precisamos fazer a nossa parte como o Senhor exortou Caim: “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás” (Gn 4.7). Ao andar na contramão da exortação do Senhor é que Caim matou o seu irmão Abel. Sabemos que a graça do Senhor nos basta, é suficiente para vencermos as batalhas dentro e fora de nós. O poder do Senhor se aperfeiçoa em nossa fraqueza, ou seja, quando reconhecemos que “sem Ele nada podemos fazer” (2 Co 12.9,10; João 15.5).

Como precisamos ter cuidado com os nossos olhos (Mt 5.28,29) e com os nossos pensamentos! Devemos ordenar o nosso pensar com base em Filipenses 4.8. O nosso sentir e o nosso pensar devem estar guardados em Cristo Jesus. Paulo nos ensina que “nós temos a mente de Cristo” (1 Co 2.16). Peçamos ao Senhor todos os dias que purifique os nossos pensamentos e sentimentos. É necessário e urgente que busquemos a “santificação sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Não nos esqueçamos de que o nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19,20). O homem e a mulher de Deus devem sempre olhar para a suficiência de Jesus, o Autor e Consumador da fé (Hb 12.2). Diante das pressões terríveis da carne e desse mundo perverso, precisamos dizer três coisas para o Senhor: “Eu sou fraco; eu não posso; mas tu podes”. [1]

Os líderes que são tentados e cedem à tentação não têm muitas vezes a consciência do seu erro ou da sua queda. Sabemos que o rei Davi foi perdoado do pecado de adultério, mas Deus não tirou as consequências do seu erro. É o que Paulo deixa claro em Gálatas 6.7: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que homem semear, isso também ceifará”. Alguém disse que “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”.

O autor do precioso livro, “Dinheiro, Sexo e Poder”, explica como o dinheiro pode embelezar o nosso relacionamento com Deus e abençoar a humanidade – e como a ganância corrompe até o ato de dar. Tratando sobre sexo, o autor oferece um arcabouço teológico que diferencia a sexualidade saudável das distorções que afligem a sociedade. Acerca do poder, ele considera os elementos que transformam o poder legítimo em manipulação, domínio ilícito e tirania ou ditadura, e nos ajuda a confrontar o nosso próprio desejo insano de chegarmos ao topo.  A Bíblia nos ensina que sexo, dinheiro e poder (aqui considero autoridade) devem exaltar a glória de Deus. [2]

Um artigo da revista Leadership (liderança) intitulado “Consequências da Queda Moral”, Randy Alcorn diz que sempre se sente “particularmente vulnerável a uma tentação sexual”. Ele acha muito útil rever os efeitos que tal atitude poderia causar. Algumas coisas mencionadas por ele são:

·         Decepcionar o Senhor que me redimiu ...

·         Ter que um dia olhar para Jesus ... cara a cara, e dar conta de minhas atitudes ...

·         Inflingir tamanha dor em ... sua melhor amiga e leal esposa ... perder o respeito e confiança (dela).

·         Magoar minhas queridas filhas ...

·         Destruir meu exemplo e credibilidade perante meus filhos, e anular tanto os esforços presentes quanto futuros para ensiná-los a obedecer a Deus ...

·         Envergonhar minha família ...

·         Criar um tipo de culpa difícil de perdoar. Mesmo se fosse perdoado por Deus, será que eu poderia perdoar a mim mesmo?

·         Formar lembranças e memórias que poderiam prejudicar, no futuro, a intimidade com minha esposa.

·         Desperdiçar aos de treinamentos e experiencia de ministério por um longo tempo, talvez permanentemente.

·         Minar o exemplo de fidelidade e trabalho dedicado dos outros cristãos em nossa comunidade.

·         Proporcionar a Satanás um prazer especial, o inimigo de Deus e de tudo o que é bom ...

·         Possivelmente suportar as consequências físicas tais como gonorreia, sífilis, clamídia, herpes e AIDS; talvez infectar minha esposa, ou em caso de AIDS, até mesmo causar a sua morte.

·         Possivelmente causar uma gravidez, com implicações pessoais, e financeiras, incluindo uma lembrança de meu pecado para toda a vida ...

·         Envergonhar e magoar meus amigos, especialmente os que ganhei e discipulei para Cristo.[3]

 

Que o Pai nos livre da queda moral. Seja Cristo Jesus o centro das nossas decisões. Sejamos cheios do Espírito Santo, não nos embriagando com os prazeres deste mundo. Como Jesus ensinou: Sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mt 10.17). Que a nossa vulnerabilidade tendente à queda moral encontre a invulnerabilidade de Deus. Seja Ele glorificado em nosso pensar, sentir e agir. Oremos como Davi em sua obra de confissão: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto ou inabalável” (Sl 51.10).



[1] Uma expressão cunhada pelo Pastor Glênio Fonseca Paranaguá, pastor da Primeira Igreja Batista em Londrina, PR.

[2] FOSTER, Richard J. Dinheiro, Sexo e Poder. O desafio da disciplina cristã. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1ª. Ed., 1985.

[3] Citado por Charles R. Swildoll em seu livro “Renove sua esperança”, Belo Horizonte, MG: Editora Atos, 1ª. Ed., 1999, pp.42,43. 

Comentários   

 
0 #9 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Regan 20-07-2017 08:01
How to increase traffic to your website [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=86COMT8JE_c[/youtube]
this app is awesome

Check out my site ... website traffic tool: https://www.youtube.com/watch?v=86COMT8JE_c
 
 
0 #8 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Felicia 22-05-2017 22:16
Does yoᥙr site havе a contact page? I'm having
trouble locating it but, I'd lime to hoot you aan e-mail. I've got some ideas for your blog you might
be іnterested in hеaring. Eitheг way, great website and ӏ look forward to seeing iit improve over time.



my website; the еlder sϲroⅼls online free to pⅼaʏ (Norman: http://virsalegold.vidmeup.com/news)
 
 
0 #7 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Jestine 22-05-2017 16:43
Hi, Ι wish fοr to subѕcriƅe for this blog to take newest
updatеs, therefore where can i do it please help out.

Feel free to surf to my weblog ... tes online (Erickа: http://virsalegold.blogcu.com/how-to-choose-the-best-tanking-build-in-the-elder-scrolls-online/32589970)
 
 
0 #6 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Davida 20-05-2017 23:38
Link exchange iіs nothing else except it is simply placing the otther person's blog
link on yoսr page at pгoper placе andd other peгson will also dо same in support of you.


Also visit my website: revelation onlijne news (Juliane: http://www.iestpaltohuallaga.edu.pe/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=176662)
 
 
0 #5 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Lindsey 20-05-2017 21:51
I am suгe this piece of wwriting has touϲhed aall the interrnet ᴠiewers, its really гeally nice postt օn building up new webpage.


my web-site: News.A: http://www.virsale.sitew.org/
 
 
0 #4 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Marty 20-05-2017 07:53
I loѵed as much as you'll receive carrіed out гighjt here.
The sketch is tasteful, yoսr authorᥱd material stylіsh.
nonetheless, you command get got an edginess over
that you wish be delivering the following. unwell unquestionably
come further formeгly again since exactly the same
nearly a lоt often insіde case you shield
this hike.

Here is my web ρаge ... xbox one ᥱlder scrolls online beta rᥱⅼease date: http://www.paintress.ch/content/05152017-0836-1
 
 
0 #3 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Phoebe 19-05-2017 18:32
We ɑre a bunch of volunteeгs and opening a brand new scheme in our community.

Your web site pprovided us with useful info to work on. You haᴠe done an impressive job and our entire community
will probably be grateful tto you.

Alsso viѕit my blog post ... elder scrolls online fⲟr pc: http://wiki.datarealms.com/The_Elder_Scrolls_online_Game_Guide_-_Battlegrounds_Feature
 
 
0 #2 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Catalina 19-05-2017 18:16
Ηi! I simⲣly wіsh to ive yօu a big thumbs up for
youг excellent information ʏou have got ɦere on this
рost. I am returnig to your website for moге soon.

Feeⅼ frde to visit my web-site ... runscape gold: http://net.alshag.ru/blog/270.html
 
 
0 #1 A NOSSA VULNERABILIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA QUEDA MORAL (Oswaldo Jacob)Neal 18-05-2017 22:28
Tһɑtt is reɑlly fascinating, You are an excessively skilled bⅼogger.I've joined yߋur rss
feed and stay up for in the hunt for extгa
of youг fantastic post. Additionally, I'νe shaгed your site in my social networks

Here is my wweb blog fifa 18 gгaphic engine; Cheri: http://net.alshag.ru/blog/201.html,
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)