A PROPÓSITO DO DIA DO PASTOR (Irland Pereira de Azevedo)

alt

A PROPÓSITO DO DIA DO PASTOR
 
Pr. Irland Pereira de Azevedo

Instituído pela Convenção Batista Brasileira há muitos anos, o Dia do Pastor servia no passado a que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores que no seu pastorado serviram o Senhor e abençoaram Seu povo.
Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a ensejar o reconhecimento por parte das igrejas do trabalho dedicado de seus obreiros do presente, mediante programas em que participavam ovelhas de todas as idades, sempre agradecidas ao seu pastor.
Felizmente o Dia do Pastor não teve o mesmo destino de outras efemérides que se transformaram em incentivo a um consumismo desvairado. Pouca gente se lembra de comprar um presente e oferecer ao Pastor. Aliás, isso não faz muita diferença. O presente que conta mesmo é a resposta pronta e jubilosa do povo de Deus à palavra pregada, à orientação ministrada, aos desafios à fidelidade e ao cumprimento da missão como cristãos no mundo.
Pensando bem, o Dia do Pastor presta-se a três propósitos, em relação ao próprio O Dia do Pastor serve para lembrar o privilégio de ser Ministro da Palavra.
Nenhum de nós merecia a chamada divina e o privilégio de cooperar com Deus, no pastoreio de Seu povo. Não são os anjos que houve por bem escolher como mensageiros e expositores de Sua Palavra, ainda que isso eles desejassem, e muito. Deus nos escolheu, e nos provisionou, e nos permitiu o preparo em escola teológica e o labor prático nas igrejas, para o ministério que hoje exercemos.
Mais importante do que outra qualquer atividade ou empresa dos homens, porque não se prende aos limites do espaço e do tempo, o Ministério Pastoral lida com valores eternos e apresenta resultados muito além do tempo curto de nossas vidas. Aquelas pessoas que aqui conduzimos a Jesus Cristo ou para cujo crescimento nosso ministério contribuiu, começam a viver aqui e adentram as portas da eternidade. Nossa obra jamais será destruída, porque edificada sobre a Rocha que é Jesus Cristo.
O Dia do Pastor serve para reafirmar a responsabilidade que nos assiste Privilégio impõe responsabilidade. O Ministério Pastoral envolve enorme responsabilidade: diante de Deus, que nos chamou em Cristo, diante da Igreja a que servimos, diante da sociedade humana que espera sejamos exemplares de verdadeiros cristãos, diante da verdade e dos absolutos do Evangelho.
Não são as glórias do mundo, a riqueza material ou a notoriedade que nos fascinam. Mas, sim, o cumprimento cabal de nossa missão, e a certeza, no fim de nosso ministério, de havermos combatido o bom combate, acabado a carreira e guardado a fé.
Incumbe-nos conduzir pessoas ao Salvador, pois fomos chamados a ser pescadores de gente. Também nos cabe fazer os crentes crescerem na graça, e a amadurecerem no conhecimento do Senhor, tendo por alvo e medida a estatura do Varão Perfeito, Jesus Cristo.
Incumbe-nos transmitir a mensagem e cumprir o ministério da reconciliação (2Co 5.18-19). E que oportuna e imperativa é essa mensagem, num mundo de violência e dividido como o nosso!
O Dia do Pastor presta-se a que lembremos e reafirmemos as exigências do Ministério da Palavra Sim, o Ministério da Palavra, que é excelente em sua essência, apresenta importantes exigências:
 
Ele requer que cada um de nós se ache fiel.
 
Ele requer que cada um de nós tenha profundo e crescente conhecimento da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Do Deus Pai, e Filho e Espírito Santo.
 
Ele requer santidade de vida e compromisso, num mundo que zomba da pureza e dos valores espirituais e morais.
 
O Ministério Pastoral requer integridade, diante da sociedade, de nós mesmos e de O Ministério Pastoral requer o cultivo das disciplinas espirituais, pari passu com o compromisso com a excelência acadêmica. Oração, leitura da Palavra, seu estudo e meditação nela, solitude e outras disciplinas devem constituir marcas de nossa vida pessoal, como obreiros do Senhor.
 
O Ministério Pastoral requer relacionamentos saudáveis: com Deus, com a família, com as ovelhas, com as pessoas, pois a excelência de nossos relacionamentos glorifica o nome do Senhor e decisivamente contribui para a eficácia de nossa liderança pastoral. Costumo falar dos relacionamentos do pastor como relações humanas redentivas.
 
Indagará você, colega, como Paulo outrora: “Para estas coisas, quem é idôneo”?
A nossa capacidade vem de Deus.
Que Ele tenha compaixão de nós e habilite ao exercício de nosso ministério, de modo a podermos afirmar como Paulo aos coríntios:
“Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus”. (2Co 1.12 NVI).
Deus abençoe todos os Pastores neste seu Dia!

LEIA OUTROS TEXTOS NO SITE DA ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL.
 
 

Comentários   

 
0 #27 Prazer da PalavraPaulo João Pedro 28-03-2017 23:22
Se você fizer isso no sol, este é tão naturalmente que quase tudo na sua
imagem ficará escuro.

Sinta se livre para surfe meu site da Web ... passeios pelo rio
de janeiro - João Enzo: http://Pmpharmagroup.com/UserProfile/tabid/61/userId/199245/Default.aspx,
 
 
0 #26 Prazer da PalavraKristina 24-03-2017 23:27
But shift or not, humanity as a whole has such a voracious appetite for information that
I don't believe content will ever be value-lessto
either users or businesses.

Here iis my web site WP Twin demo product: http://www.providenceheadlines.com/story/115609/wp-twin-effective-creator-of-affiliated-websites-and-the-best-restoring-solution.html
 
 
0 #25 Prazer da PalavraIan 20-12-2016 10:49
It is the best time to make some plans for the future and it is time to be happy.
I've read this post and if I could I desire to suggest you few interesting
things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article.
I desire to read even more things about it!

Also visit my website :: Social Book marking (www.diigo.com: https://www.diigo.com/profile/daqiyeha)
 
 
0 #24 Prazer da PalavraDenice 19-10-2016 15:02
This is extremely important as a good amount of calls come from people that are at the house calling
from the sign in the yard. This documentation is normally submitted to the bank
or mortgage lender. Stay on track by entering into a financial spreadsheet all income and expense records
categorized so that the figures can be easily analyzed.

Also visit my web site; Douglas Kerbs [Donette: http://www.httpdouglaskerbs.sitew.us/]
 
 
0 #23 Prazer da PalavraJonah 30-08-2016 10:14
בסוף הלכנו על תקליטן שהוא גם חבר קרוב
שלנו, והוא הצליח לשלב בין כל הסגנונות המתאימים לאירועים כולל כמה שירי רוק
שבחרתי בעצמי והוא הסכים לשים אותם בסוף האירוע,
למרות שידע שזה יגרור מבטים זועמים
מהגברת שלי.

Also visit my web-site ... http://vseavtozap4asti.ru/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=673805: http://www.ardeaweb.com/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=315517
 
 
0 #22 Prazer da PalavraKristine 06-04-2016 12:10
Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to
say that I've really enjoyed surfing around your blog posts.

In any case I'll be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

Feel free to surf to my website hamleder: https://www.cihan.com.tr/tr/hamleder-zeytinkoy-ile-ilgili-proje-hazirliyor-1133564.htm
 
 
0 #21 Prazer da PalavraAlvaro 10-01-2016 10:25
RSS (Really Easy Syndication) Marketing nasceu como um
serviço destinado a actualizar os visitantes frequentes de blogs, as últimas mensagens sem que detenham a necessidade de visitar constantemente os weblogs.



Here is my web blog :: marketing digital
para micro e pequenas empresas: http://Www.1Emirates.com/user/profile/6217
 
 
0 #20 Prazer da PalavraBianca 10-01-2016 10:23
Compreender as plataformas de redes e mídias sociais on-line para desenvolver estratégias
de advertising and marketing.

Also visit my blog :: marketing digital em redes sociais para pequenas empresas (http://polityka-seo.seokataloglink.pl/: http://polityka-seo.seokataloglink.pl/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=23558)
 
 
0 #19 Prazer da PalavraBrandy 10-01-2016 10:19
Depois, basta analisar as redes sociais mais adequadas para seu negócio, como já ensinamos aqui E começar a compartilhar!


Review my website ... marketing digital micro e pequenas empresas: http://www.startwoodworking.com/users/isabellagibb070388
 
 
0 #18 meupastor queridoenipereirausifatti 03-01-2016 12:41
saudades de suas pregações que até hoje nos acalenta com sabias palavras precisamos de pastores para os dias de hoje como o sr.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)