A PROPÓSITO DO DIA DO PASTOR (Irland Pereira de Azevedo)

alt

A PROPÓSITO DO DIA DO PASTOR
 
Pr. Irland Pereira de Azevedo

Instituído pela Convenção Batista Brasileira há muitos anos, o Dia do Pastor servia no passado a que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores que no seu pastorado serviram o Senhor e abençoaram Seu povo.
Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a ensejar o reconhecimento por parte das igrejas do trabalho dedicado de seus obreiros do presente, mediante programas em que participavam ovelhas de todas as idades, sempre agradecidas ao seu pastor.
Felizmente o Dia do Pastor não teve o mesmo destino de outras efemérides que se transformaram em incentivo a um consumismo desvairado. Pouca gente se lembra de comprar um presente e oferecer ao Pastor. Aliás, isso não faz muita diferença. O presente que conta mesmo é a resposta pronta e jubilosa do povo de Deus à palavra pregada, à orientação ministrada, aos desafios à fidelidade e ao cumprimento da missão como cristãos no mundo.
Pensando bem, o Dia do Pastor presta-se a três propósitos, em relação ao próprio O Dia do Pastor serve para lembrar o privilégio de ser Ministro da Palavra.
Nenhum de nós merecia a chamada divina e o privilégio de cooperar com Deus, no pastoreio de Seu povo. Não são os anjos que houve por bem escolher como mensageiros e expositores de Sua Palavra, ainda que isso eles desejassem, e muito. Deus nos escolheu, e nos provisionou, e nos permitiu o preparo em escola teológica e o labor prático nas igrejas, para o ministério que hoje exercemos.
Mais importante do que outra qualquer atividade ou empresa dos homens, porque não se prende aos limites do espaço e do tempo, o Ministério Pastoral lida com valores eternos e apresenta resultados muito além do tempo curto de nossas vidas. Aquelas pessoas que aqui conduzimos a Jesus Cristo ou para cujo crescimento nosso ministério contribuiu, começam a viver aqui e adentram as portas da eternidade. Nossa obra jamais será destruída, porque edificada sobre a Rocha que é Jesus Cristo.
O Dia do Pastor serve para reafirmar a responsabilidade que nos assiste Privilégio impõe responsabilidade. O Ministério Pastoral envolve enorme responsabilidade: diante de Deus, que nos chamou em Cristo, diante da Igreja a que servimos, diante da sociedade humana que espera sejamos exemplares de verdadeiros cristãos, diante da verdade e dos absolutos do Evangelho.
Não são as glórias do mundo, a riqueza material ou a notoriedade que nos fascinam. Mas, sim, o cumprimento cabal de nossa missão, e a certeza, no fim de nosso ministério, de havermos combatido o bom combate, acabado a carreira e guardado a fé.
Incumbe-nos conduzir pessoas ao Salvador, pois fomos chamados a ser pescadores de gente. Também nos cabe fazer os crentes crescerem na graça, e a amadurecerem no conhecimento do Senhor, tendo por alvo e medida a estatura do Varão Perfeito, Jesus Cristo.
Incumbe-nos transmitir a mensagem e cumprir o ministério da reconciliação (2Co 5.18-19). E que oportuna e imperativa é essa mensagem, num mundo de violência e dividido como o nosso!
O Dia do Pastor presta-se a que lembremos e reafirmemos as exigências do Ministério da Palavra Sim, o Ministério da Palavra, que é excelente em sua essência, apresenta importantes exigências:
 
Ele requer que cada um de nós se ache fiel.
 
Ele requer que cada um de nós tenha profundo e crescente conhecimento da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Do Deus Pai, e Filho e Espírito Santo.
 
Ele requer santidade de vida e compromisso, num mundo que zomba da pureza e dos valores espirituais e morais.
 
O Ministério Pastoral requer integridade, diante da sociedade, de nós mesmos e de O Ministério Pastoral requer o cultivo das disciplinas espirituais, pari passu com o compromisso com a excelência acadêmica. Oração, leitura da Palavra, seu estudo e meditação nela, solitude e outras disciplinas devem constituir marcas de nossa vida pessoal, como obreiros do Senhor.
 
O Ministério Pastoral requer relacionamentos saudáveis: com Deus, com a família, com as ovelhas, com as pessoas, pois a excelência de nossos relacionamentos glorifica o nome do Senhor e decisivamente contribui para a eficácia de nossa liderança pastoral. Costumo falar dos relacionamentos do pastor como relações humanas redentivas.
 
Indagará você, colega, como Paulo outrora: “Para estas coisas, quem é idôneo”?
A nossa capacidade vem de Deus.
Que Ele tenha compaixão de nós e habilite ao exercício de nosso ministério, de modo a podermos afirmar como Paulo aos coríntios:
“Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus”. (2Co 1.12 NVI).
Deus abençoe todos os Pastores neste seu Dia!

LEIA OUTROS TEXTOS NO SITE DA ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL.
 
 

Comentários   

 
0 #50 Prazer da PalavraOphelia 20-08-2017 13:28
Você na verdade faz parecer tão fácil com
esta sua explicação, mas eu acho esse assunto
algo no qual é complicado pra eu por em pratica.

Parece muito complicado e muito difícil pra mim.
Eu estou tentando aprender mais e espero ver mais post como ganhar dinheiro na internet de verdade yahoo: http://aquamanaesp.gov.co/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=888538 este para me incentivar,
eu posso tentar pegar o jeito! Obrigado por enquanto.
 
 
0 #49 Prazer da PalavraJaqueline 18-08-2017 05:15
greater than just popping a calcium tablet.

Here is my page: drivelan potencja: http://bughurizolep.mihanblog.com/post/55
 
 
0 #48 Prazer da PalavraPaulo Caio 14-08-2017 23:27
Sua gosto de ti ler meu pensamentos! Você parece saber tanto sobre,
como ganhar dinheiro no hotmart como afiliado (João Leonardo: http://www.linconsousa.com) você escreveu o e livro nele ou algo.

Acredito que você pode com algumas por cento ao forçar a mensagem casa um pouco, no entanto em vez de,
é grande blog. Um fantástico ler. Vou certamente volta.
 
 
0 #47 Prazer da PalavraJodie 13-08-2017 06:34
This article offers clear idea designed for the new users of
blogging, that really how to do blogging and site-building.


My web-site Captcha Solver: http://travelhiccup.com/groups/search-engine-optimisation-methods-for-the-newbie-ways-to-get-located-online/
 
 
0 #46 Prazer da PalavraBernard 13-08-2017 01:22
I see you don't monetize your site, don't waste your traffic, you can earn extra bucks every month because you've got hi quality content.

If you want to know what is the best adsense alternative, search in google: adsense alternative Mertiso's tips

Here is my website - 86Raymundo: https://iamHannah.blogspot.com
 
 
0 #45 Prazer da PalavraHattie 11-08-2017 22:45
I am really thankful to the owner of this web site who has shared this enormous paragraph at here.


my site: captcha solvers: http://www.nanyangdibang.com/comment/html/index.php?page=1&id=25246
 
 
0 #44 Prazer da PalavraBonnie 09-08-2017 20:16
Why people still make use of to read news papers when in this
technological world the whole thing is accessible on net?


my blog post - captcha solvers: http://www.phoenixdrugrehabilitation.com/user_detail.php?u=kendrazxw4
 
 
0 #43 Prazer da PalavraArcher 08-08-2017 21:18
I'd like to find out more? I'd care to find out more details.


Here is my weblog captcha solving services: http://cslab.sogang.ac.kr/index.php?mid=board&document_srl=1560430
 
 
0 #42 Prazer da PalavraRosie 08-08-2017 12:15
I'm amazed, I have to admit. Rarely do I come across a blog that's both educative and engaging, and let me tell you, you have
hit the nail on the head. The problem is something that not enough
folks are speaking intelligently about. I am very happy I came
across this during my search for something relating to this.



Feel free to surf to my web blog; www.humancoder.com (Http://softwarekeygencrack.com/user/ChristenLofland/: http://softwarekeygencrack.com/user/ChristenLofland/)
 
 
0 #41 Prazer da PalavraKathrin 07-08-2017 19:50
What i don't realize is if truth be told how you are no longer actually much
more well-liked than you might be right now.
You're so intelligent. You know therefore considerably in relation to this topic, produced me in my
view imagine it from numerous numerous angles. Its like women and men are not
involved unless it is something to do with Lady gaga!
Your individual stuffs outstanding. Always
handle it up!

Also visit my web page :: Fastest captcha bypass: http://www.schoellkrippen-ganz-nah.de/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=422970
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)