SALMO 145 (Richard José Vasques)

 

Muitas vezes lemos a Bíblia sem muita atenção. Passamos rapidamente pelos textos sem que eles nos “atraiam”. Dessa vez, ao fazer minha devocional, deparei-me com esse Salmo. Fiquei impressionado com a sua beleza, que o li várias vezes e resolvi compartilhá-lo com vocês.

 

Aproveitei para fazer um paralelo entre duas versões do mesmo (NVI – Nova Versão Internacional e Almeida Atualizada). O resultado está apresentado a seguir, com alterações que fiz na sequência originalmente adotada, incluindo algumas fusões.

 

O título apresentado para esse Salmo é: “A Bondade, grandeza e providência de Deus - Cântico de Davi”. Aí vai o texto final desse ensaio, totalmente fiel ao apresentado nas versões citadas. Para ler EM VOZ ALTA (faça esse exercício):

 

“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, sua grandeza não tem limites. O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

 

Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos. Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder, para que todos saibam dos teus feitos poderosos. Comemorarão a tua imensa bondade e celebrarão a tua justiça.


Proclamarão o glorioso esplendor da tua majestade. Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis. Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos.

 

O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor. O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas. O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão abatidos. O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é benigno em todas as suas obras.   


Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. O Senhor cuida de todos os que o amam.

 

Com meus lábios louvarei ao Senhor, meditarei nas maravilhas que fazes e falarei das tuas grandes obras. Eu te exaltarei, Senhor, meu Deus e meu rei. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre!

 

Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor; e os teus fiéis te bendigam. Que todo ser vivo bendiga o seu santo nome para todo o sempre!” Assim seja.

 

Reflita em tudo o que você leu e procure aplicar à sua realidade.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)