MEDITANDO NO SALMO 112 (Richard José Vasques)

Lendo hoje esse Salmo e o texto do nosso Diário de Crescimento Cristão, fiz a reflexão apresentada a seguir.  As frases na cor AZUL são os versículos do referido Salmo. Os textos em PRETO foram adicionados por mim. 

 

Louvai ao Senhor. Aleluia. Como é feliz o homem que teme ao Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos.

 

Temer ao Senhor é conhecer e praticar os seus ensinos, disponibilizados para o nosso bem. Seus mandamentos (orientações) estão em toda a Bíblia. Há também os chamados 10 Mandamentos, descritos em Êxodo 20.1-17:

 

1.     Não terás outros deuses além de mim: pessoas, projetos, desejos têm sido nossos deuses?

2.     Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem para adoração: o dinheiro tem sido nosso ídolo?

3.     Não tomarás em vão o nome do Senhor: o uso das expressões “se Deus quiser”, “Deus te abençoe”, “Vá com Deus”, “Fique com Deus” não têm sido usado simplesmente de forma mecânica, sem refletir realmente na essência do que estamos falando? “Se Deus quiser” não tem se confrontado com a minha vontade própria?

4.     Lembra-te do dia de sábado para santifica-lo: tem separado um dia para dedicar ao Senhor. A Palavra mostra que Deus se preocupa conosco e quer que separemos um dia para nos dedicarmos a Ele e também para nosso descanso e tempo com a família. Até mesmo para a terra é orientado o ciclo de sua utilização (Levítico 25.1-22).

5.     Honra teu pai e tua mãe: estamos ouvindo nossos pais quando o que dizem contraria as nossas vontades? Cuidamos deles quando precisam de nós?

6.     Não matarás: temos odiado quem nos ofende? Somos indiferentes aos que estão caídos sob nossos pés?

7.     Não adulterarás: o adultério não está somente na materialização do ato físico. Jesus disse que “qualquer (homem) que olhar para uma mulher para deseja-la já cometeu adultério com ela em seu coração” (válido também para as mulheres). Como está a nossa mente nesse sentido?

8.     Não furtarás: temos nos apropriado do que não é nosso? Temos tratada bem os nossos clientes? Temos executado corretamente os nossos trabalhos? Temos usado corretamente os recursos disponíveis?

9.     Não darás falso testemunho contra o teu próximo: temos submetido ao Senhor o controle das nossas línguas? Temos conseguido dominá-la?

10.  Não cobiçarás a casa do teu próximo: inclui os bens, os projetos, a mulher e os servos do teu próximo. Como estamos em relação à inveja? Temos nos aborrecido com o sucesso dos outros?

 

Quando questionado sobre qual mandamento é o maior (mais importante), Jesus respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22.37-39).

 

Seus descendentes (sua semente) serão uma geração abençoada, de homens íntegros, poderosos na terra. Aqueles que você “plantou”, a sua raiz, serão abençoados, íntegros e poderosos por poder compartilhar a Palavra do Senhor aos habitantes da terra na sua área de influência, trazendo paz e transformação de vidas.

 

Prosperidade, bens e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanecerá para sempre. Deus suprirá as suas necessidades e vocês praticarão a justiça, por conhecerem a Palavra de Deus e por serem orientados pelo seu Santo Espírito, que habita em vós, aqueles que já receberam a Jesus como Senhor e Salvador.

 

A luz raia nas trevas para o íntegro, misericordioso, compassivo e justo. Deus sempre mostra o caminho a seguir para os seus filhos, para os que estão firmados na sua Palavra e buscam dele, a direção.

 

Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios. Reparte generosamente com os necessitados; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra. Penso aqui no desafio que tenho de distribuir parte dos meus recursos aos necessitados. Que o nome do Senhor seja exaltado e não o nosso. Temos olhado com esses olhos ou temos focado somente em nós mesmos, exclusivamente em nossas necessidades? Temos desenvolvido nossos trabalhos com honestidade (foco nas necessidades e expectativas dos nossos clientes)? Sejamos exemplos para o mundo.

 

Ele nunca será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor; ele não terá medo (nada temerá). Verá a derrota dos seus adversários. Como todo mundo, nós também recebemos notícias que não nos agradam. A diferença está no fato de estarmos firmados na rocha que é Jesus. Nessa rocha não somos abalados e ela nos ajuda a enfrentar e superar as más notícias e as dificuldades. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”. (Mateus 7.24-27).

 

Que você possa firmar-se também na rocha que é Jesus. Deus abençoe você e sua família.

 

REFERÊNCIA: Bíblia Sagrada, versões: Almeida Corrigida e Revisada Fiel; Almeida Revisada Imprensa Bíblica; Nova Versão Internacional (NVI); e Diário de Crescimento Cristão da igreja Batista Itacuruçá (23/09/16).

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)