ESTABELECENDO METAS PARA VENCER DESAFIOS (Richard José Vasques)



Fui incentivado pelo meu pastor, Israel Belo de Azevedo, a continuar escrevendo. Com certeza, você leitor, estará se perguntando: “como continuar escrevendo?”, se você está lendo um artigo meu pela primeira vez! Deixe-me explicar: escrevi um artigo falando sobre Metas para ser publicado no site “Prazer da Palavra”, com o intuito de divulgar o meu DVD – “Estabelecer Metas para Melhorar o seu Desempenho Pessoal”. Foi publicado. Daí o Pr. Israel, num domingo pela manhã, na saída da Igreja Batista Itacuruçá, me disse: “continue escrevendo”. Daquele momento em diante essa frase ficou “martelando” minha mente. Como escrever de forma regular? Estou encarando isso como um novo desafio.

Na verdade, de vez em quando penso em escrever um livro, mas como fazer isso se não houver planejamento, se eu não estabelecer uma meta – um prazo para concluir isso, o tema a ser abordado, o tempo a ser despendido, como encaixar isso na minha agenda diária? Várias perguntas e variáveis para o meu dia-a-dia. Desafio. Essa é a palavra que também está também “martelando” a minha mente. Primeiro precisamos entender qual é o desafio, depois temos de tomar a decisão de “encará-lo”, depois vamos estabelecer uma meta e ações a serem tomadas para chegarmos lá. Como não sou escritor, decidi escrever um artigo por semana para ser enviado ao Pr. Israel para análise e publicação no seu site. Esse é o primeiro deles. Notem que, comigo mesmo, estou assumindo um compromisso. Meta exige compromisso, disciplina. Não é algo tão fácil, mas é preciso dar o primeiro passo, como disse Yang - Tsé: “Para se caminhar grandes distâncias é preciso dar o primeiro passo.”

Estou lendo um livro do Dr. John Haggai – “How to Win Over Worry” (Como Vencer a Preocupação). Nesse livro, ele cita várias coisas que precisamos fazer para não nos preocuparmos, incluindo o que o Apóstolo Paulo disse em Filipenses 4.6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Dois pontos chamaram a minha atenção até aqui: planejar a sua agenda e relaxar ajuda a vencer as preocupações e as ansiedades.  O primeiro ponto está relacionado com o que você vai fazer no seu dia. Quantas vezes não sabemos exatamente o que fazer, que documentos levar, que ônibus tomar, que caminho seguir? E daí nosso dia é um “desastre” e ficamos tensos e afetados com os resultados obtidos.

O segundo ponto, muito interessante, é que precisamos descansar um pouco durante o dia. Não é só o ativismo que resolve as coisas. Nossos dias são corridos, todos ligados em alta voltagem, que muitas vezes não temos tempo para pensar em nada. E quando o corpo está cansado, os resultados não serão bons, além do risco de podermos ficar algum tempo “no estaleiro”, fora de atividade. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e precisa ser bem cuidado.

Pergunta: como parar um pouquinho durante o dia para relaxar, para tirar um “cochilo”, para se esticar no sofá? Penso que também para isso precisamos estabelecer uma meta. Note que para estabelecer as metas você precisa pensar no seu dia-a-dia e registrar isso. Pode fazer uma agenda semanal com os três períodos do dia (manhã, tarde e noite) e aí você registra o que vai fazer em cada dia e período.

Um amigo meu, Pr. Roberto, me disse que diariamente, das 8 às 9 horas da manhã ele senta diante da TV para assistir desenhos animados. Isso faz com que ele fique relaxado, com a mente leve para começar o seu trabalho diário como pastor.

Interessante notar que estabelecer um tempo para nós, para nosso relaxamento, não é proibido. Muitas vezes pensamos que isso é errado, que temos que somente trabalhar e trabalhar e trabalhar. Comece a planejar os seus dias. Use como modelo a planilha abaixo (você pode separar cada período em horas, se desejar – isso o ajudará a aprimorar o foco em cada ação importante). Grande abraço. Deus o abençoe. Sucesso.

 

Período

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Sábado

Domingo

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

Richard José Vasques, Engenheiro Civil, Senior Member e Certified Quality Engineer pela American Society for Quality desde 1988. Atua na área da qualidade e gestão desde 1983. Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) desde 1998. Consultor especializado em Sistemas de Gestão, Liderança, Planejamento Estratégico e Qualidade Total. Docente Internacional do Haggai Institute, atuando no Brasil, USA e em Cingapura. Gideão Internacional e Membro da Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro.

Para fazer contato comigo, escreva para
Richard Vasques

Comentários   

 
0 #2 ESTABELECENDO METAS PARA VENCER DESAFIOS (Richard José Vasques)João Henrique 11-10-2017 00:24
Olá lá, só se tornou ciente de seu blog através do Google e descobri que tem realmente informativo.

Eu sou ia cuidado para Bruxelas. Eu vou ser grato se você continuar esta futuramente.
Muitos serão beneficiados de sua escrita.
Um brinde!

Olhe em meu blog ... suplemento estimulante senior funciona mesmo: http://www.linconsousa.com/senior-estimulante-sexual-funciona/
 
 
0 #1 PastorGuest 22-11-2010 10:22
Nobre Richard,

Li o seu artigo e gostei muito. Assim como você tenho vontade de escrever e esbarro em muitas barreiras. O seu artigo me motivou a vencer as dificuldades nesse sentido.
Você escreve muito bem e de forma articulada. Não pare, terei o maior prazer de ler os seus textos assim como aprecio os escritos do Pr. Israel belo. Moro do Recife, sou seu irmão em Jesus.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar