FOCO NA TAREFA PARA APROVEITAR BEM O SEU DIA (Richard Vasques)


 

Ontem é um cheque pago e não pode mais ser negociado.

Amanhã é uma nota promissória que ainda não pode ser utilizada.

Hoje é o “dinheiro vivo” em suas mãos. Gaste-o com sabedoria.”

Anônimo

 

Ao terminar de escrever a verdade acima, lembrei-me do versículo de Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

 

Continuo lendo o livro do Dr. John Haggai, “How to Win Over Worry” (Como Vencer a Preocupação). No capítulo que trata sobre “viva o seu dia”, ele diz: “O problema de muitas pessoas é que em vez de olharem para Jesus ficam olhando para o amanhã, esperando que circunstâncias que os favoreçam venham a acontecer (tipo assim, do nada). Que trágica perda de oportunidade.” O salmista diz: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” (Salmo 118.24 - ARA).

 

Planejar bem o seu dia irá fazer com que você o viva da melhor maneira possível. Ao entender que cada dia é mais um presente de Deus para nós, temos de vivê-lo bem; louvando, glorificando e agradecendo a Deus por mais essa oportunidade. Já foi dito que não podemos deixar as oportunidades passarem. Para que isso aconteça temos te ficar e estar atentos. O nosso dia não pode “passar em branco”. O que fazer então?

 

Vamos pensar em três passos importantes para melhor aproveitar o nosso dia:

 

1.     Buscar a direção de Deus

Orar colocando o seu dia nas mãos do Senhor. Você pode usar alguns referenciais nesse momento devocional. Em nossa igreja (Batista de Itacuruçá) temos o Diário de Crescimento Cristão, que é publicado dominicalmente em nosso boletim (www.itacuruca.org.br). Uso também o Pão Diário, da Rádio Transmundial (www.transmundial.com.br). Quanto maior o desafio a ser enfrentado, mais tempo devemos permanecer diante de Deus antes de iniciarmos o nosso dia - dizem aqueles que têm adotado a prática da oração. Quantas vezes você “achou solução” para suas questões e problemas ao estar orando? Quantas vezes essa solução “apareceu” em sua mente nos momentos de oração? Você já viveu isso? Espero que sim. Se viveu, procure recordar o que aconteceu e continue praticando a oração. O Dr. Haggai diz que: “a oração é o melhor telefone celular que você tem. Ele pode ser usado em qualquer lugar sem perder o sinal e o conecta diretamente com o Criador do universo, de forma direta e pessoal.” Use-o.

2.     Entender claramente o que precisa ser feito

Não temer. Enfrente o que precisa ser enfrentado. Analise tudo o que você tem de fazer, escreva, ordene, leia, revise, escreva de novo, altere a ordem. Depois de bem entendido e escrito, prepare-se para sair e enfrentar o que lhe aguarda. Lembre-se que Jesus estará contigo em todos os momentos do seu dia. Aja com firmeza, seriedade, honestidade e integridade. Faça tudo correto (como se estivesse fazendo para Deus e não para os homens – Efésios 6.7 e Colossenses 3.23). Até mesmo no seu trabalho (seja de que tipo for). Busque o melhor resultado. Por falar nisso, qual é o melhor resultado? Muitas vezes é realizar parte do plano, mas realizá-lo de forma que ele possa ter continuidade de forma consistente. Faça bem feito.

3.     Focar na tarefa e buscar o resultado

Não se desvie da sua tarefa, do seu alvo ou dos seus alvos para o seu dia. Quando Neemias estava reconstruindo o muro de Jerusalém, tentaram desviar a atenção dele, mas ele não permitiu e disse não àquelas pessoas. A Palavra diz assim em Neemias 6.2-3: “Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: ‘venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono’. Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: ‘Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” Mantenha o seu foco na tarefa e alcance os resultados necessários e planejados para o seu dia.

 

Procure fazer esse exercício e depois me mande o seu resultado. Com certeza ele irá nos ajudar a aprimorarmos nossa maneira de encararmos o dia que recebemos do Senhor como um presente. “Este é o dia que o Senhor fez; regozije-se e alegre-se nele.” Deus o abençoe. Grande abraço.


Richard José Vasques
Richard José Vasques, Engenheiro Civil, Senior Member e Certified Quality Engineer pela American Society for Quality. Atua na área da qualidade e gestão desde 1983. Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Consultor especializado em Sistemas de Gestão, Liderança, Planejamento Estratégico e Qualidade Total. Docente Internacional do Haggai Institute. Gideão Internacional e Membro da Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro. Website: www.rjv.com.br. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar