A História das Sementes (Roberto Louzada Dias)

As parábolas que Jesus contava contem ensinamentos preciosos para todos nós. Elas são parte eficaz do ensinamento do Senhor, por isso transcreverei algumas delas conforme publicadas em A Mensagem, de Eugene H. Peterson, pois, em uma linguagem contemporânea, transmite com grande eficácia uma paráfrase da Palavra de Deus.

A História das Sementes
“Enquanto viajavam de cidade em cidade, muita gente se unia ao grupo e passava a acompanhá-los. A eles Jesus contou essa história: ─ Um lavrador saiu para semear. Algumas sementes caíram no caminho. Foram pisadas, e os passarinhos as comeram. Outras caíram sobre pedras e brotaram, mas secaram porque não tinham raiz. Outras caíram no meio das ervas daninhas, que cresceram e a sufocaram. Outras, por fim, caíram em terra boa e produziram uma grande colheita.
Vocês estão ouvindo com atenção?
─ Os discípulos perguntaram: Qual é o sentido dessa história?
Ele disse: ─ Vocês já ouviram bastante a respeito do Reino de Deus. Conhecem as suas verdades. Mas há quem precise ouvir essas histórias, mesmo que nem sempre as entendam:
Os olhos deles estão abertos, mas não veem nada,
Os ouvidos deles estão abertos, mas não ouvem nada.
Essa história retrata a vida de muitos deles. A semente é a Palavra de Deus. As sementes no caminho são aqueles que ouvem a Palavra, mas o Diabo a arranca do coração deles, para que não acreditem que serão salvos.
As sementes que caíram nos pedregulhos são os que ouvem com entusiasmo passageiro. Diante da primeira dificuldade, perdem o interesse.
As sementes que caíram entre as ervas daninhas são os que ouvem a Palavra, mas a preocupação constante com o amanhã e a ilusão de viver para ganhar dinheiro e divertir-se a sufocam. As sementes não produzem nada.
Já as sementes na terra boa são os bons corações que se apropriam da Palavra e se apegam a ela, não importa o que aconteça. Eles permanecem firmes até a colheita”   (Lucas 8.4-15).

Como você faria a própria análise da semente em sua vida?
Em que terreno ela caiu?
Você percebe a sua grandeza ao ouvi-la?

Que a paz de Cristo esteja contigo!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)