A História da Bíblia em Cinco Atos¹ -- V (Roberto Louzada Dias)

ATO V // O NOVO POVO DE DEUS

Se a vitória principal de Deus já está assegurada, por que há um Ato V? Deus deseja que a vitória de Jesus seja comunicada a todas as nações do mundo. Os seguidores de Jesus estão sendo edificados como o novo templo de Deus, o lugar da habitação do Espírito de Deus. Deus está reunindo esse povo ao redor do mundo e, assim, formando sua igreja. Quando a obra estiver concluída, Jesus irá retornar, e o Reino de Deus será uma realidade em toda a criação de Deus: “Nessa ocasião, depois de ter conquistado plena vitória, ele entregará o Reino ao Pai. Ele não desistirá até vencer o último inimigo ─ e o último inimigo é a morte” ² (I Coríntios 15.24,25). A maldição imposta no Ato III será removida: “Nunca mais haverá maldição. O trono de Deus e do Cordeiro está no centro. Seus servos prestarão culto a Deus” (Apocalipse 22.3).
A tarefa de levar a bênção aos povos do mundo foi dada mais uma vez aos descendentes de Abraão. De acordo com o Novo Testamento, todos os que pertencem a Cristo são verdadeiramente descendentes de Abraão: “Portanto, quem agora vive pela fé tem a mesma bênção de Abraão, que viveu pela fé” (Gálatas 3.9). O Ato V enfatiza a missão dos discípulos de Cristo: Ir e ensinar, fazer discípulos, proclamar e viver a mensagem libertadora das boas-novas do reino de Cristo (Mateus 28.18-20).
O Ato V se desenvolve por toda a História até a época atual, envolvendo-nos em seu drama. A Mensagem de Cristo e de seu Reino agora chegou a nós. O desafio de uma decisão nos confronta também. O que faremos? Como nos encaixamos nessa história?
A história da Bíblia é o relato confiável do conflito central que se desenrola pela História do mundo. Estamos dispostos a ser parte da missão de recriação de Deus ─ a restauração do mundo ao nosso redor ─ e a tornar o mundo (incluindo nós mesmos) algo novo?

E AGORA?

A coisa mais importante que você pode fazer é ler as Escrituras com atenção. O Espírito de Deus as usa ativa e poderosamente para cumprir seu propósito ─ em você e por meio de você, para causar impacto no mundo.
“A revelação anterior tinha a intenção de nos deixar preparados para o Messias, apenas isso. Ele então iria consertar a situação dos que cressem nele. Moisés escreveu que quem insiste em usar o código da lei para viver de maneira correta diante de Deus, logo descobre que não é fácil ─ cada detalhe da vida é minuciosamente regulamentado! Mas confiar em Deus para moldar a vida correta em nós é uma história diferente. Não se trata de uma escalada perigosa até os céus ou de uma perigosa descida ao abismo para trazer de lá o Messias. Então, o que exatamente Moisés estava dizendo?
A palavra que salva estava bem aqui, tão próxima quanto a língua da boca, tão próxima quanto o coração do peito.
É a palavra da fé que aceita que Deus trabalhe e acerte as coisas para nós. Essa é a essência da nossa pregação. Diga a Deus as palavras de boas-vindas: ‘Jesus é o meu Senhor’. Receba de corpo e alma a obra de Deus, seu agir em nós, como no ato de ressuscitar Jesus. É isso. Você não está fazendo nada, está simplesmente pedindo ajuda a Deus e confiando nele, para que ele o faça. Salvação é isso. Com todo o seu ser, você aceita o agir de Deus para consertar a situação e pode dizer em alto e bom som: ‘Deus acertou tudo entre mim e ele!’”
(Romanos 10.4-10).

A Bíblia não é necessariamente um livro fácil de ler. Algumas passagens são de difícil compreensão. Por isso existe a oração, a igreja, pastores e mestres incumbidos de ensinar a Palavra. Se você perseverar e tiver a disposição (II Pedro 1.5-8) para aprender mais a respeito de Deus e da história que nos conta na Bíblia, ela irá guiar você e processar uma mudança que o levará para perto de Deus.

Que o Eterno te abençoe e te guarde,
Que o Eterno sorria para ti e te presenteie,
Que o Eterno olhe para você bem nos olhos
E te faça prosperar.

(Baseado em Números 6.24-26).

SOLI DEO GLORIA.
________________________________________
¹ Texto adaptado de uma citação que consta em A MENSAGEM (pág. 1784), uma tradução contemporânea da Bíblia com base nas línguas originais que procura preservar na linguagem do dia a dia seus eventos e ideias – Autor: EUGENE H. PETERSON, pastor, erudito, escritor e poeta. Após lecionar em um seminário e depois de dedicar quase trinta anos ao pastorado de uma igreja na região de Baltimore, Maryland, EUA, ele criou essa vibrante paráfrase da Bíblia que faz ligação com os leitores de hoje como nenhuma outra.
² Esta e as demais citações são de A MENSAGEM, Ed. Vida.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)