ESTÁ POR VIR (Stéphanie Elise)

 Números 14:1-9

 
O contexto pelo qual os israelitas estavam passando era o reconhecimento da Terra Prometida por Deus a eles, Canaã. Moisés havia enviado alguns homens para espiarem a terra. Quando eles voltaram, relataram que haviam povos vivendo lá que eram mais fortes do que os israelitas. (Nm 13:31). Vemos que os espias deram opiniões negativas acerca do que Deus estava prometendo ao Seu povo. Assim, descontentes com as notícias, os israelitas choraram, ficaram sem perspectivas, querendo voltar ao passado, ao Egito, onde eram escravos, mas tinham "segurança". Esse sentimento surgia quando esqueciam de que Deus estava caminhando com eles.
 
Se rebelar contra Moisés e Arão, seus líderes; contra Deus, que os levou para esse lugar prometendo leite e mel; saber que lá estavam gigantes e povos mais fortes do que eles; a falta de coragem para seguir em frente... 
 
Todos esses pensamentos e atitudes demonstram que não havia confiança plena em Deus. Podemos pensar, hoje, que eles eram "burros" pois Deus se manifestava claramente em diversos momentos e circunstâncias e eles continuavam sem acreditar no Deus que tudo criou. E nós? Se a bíblia fosse escrita nos tempos atuais e contasse histórias minhas ou suas, pessoas que nasceriam no futuro poderiam pensar a mesma coisa. A bíblia conta como foi a vida de pessoas comuns, como eu e você. Isso significa que os exemplos de vida são parecidos, embora as culturas e costumes não, por isso podemos aprender com ela em todos os tempos. Mesmo sabendo que algo melhor está por vir, nossos problemas, lutas, dores nos colocam mais afastados do Criador, ficamos sem vontade de seguir em frente. Os obstáculos nos impedem de ver Deus e confiar Nele, assim como estava acontecendo com o povo escolhido.
 
Com base em todo o tormento, o povo pensa em escolher um novo líder e voltar à vida passada. Quem nunca pensou em desistir de tudo? Era o que estava na mente de muitos. Para eles e para nós, é mais fácil desistir, largar tudo e voltar ao que era antes, voltar à comodidade. Precisamos lembrar que Deus está conosco. Quem é maior do que Deus? Quem é mais forte? Mais amoroso? Ninguém. É preciso crer nas promessas de Deus e saber que, assim como qualquer outro ser humano, vamos fraquejar, ter medo, mas Deus é maior do que todos esses sentimentos. Além disso, em Sua Palavra, Deus nos afirma que vamos passar por provações e dificuldades e que Ele providenciará uma válvula de escape. (1Co 10:13). Essa válvula é a oração, é a leitura da bíblia, é ter o versículo na ponta da língua para que, no momento de dor, nos lembremos das promessas de Deus. Quando guardada nos nossos corações, a palavra de Deus nos ampara em todas as circunstâncias.
 
Por fim, nos versículos 5 e 6, vemos que Moisés e Arão prostraram-se com o rosto em terra, adorando e pedindo a Deus uma orientação. Josué e Calebe e outros espias rasgaram suas vestes em demonstração à submissão ao Deus vivo. A nossa vida deve ser movida pela oração. Em toda a bíblia encontramos versículos que mostram como a oração tem poder, como que entregar a nossa vida nas mãos do Eu Sou é o mais importante, o que nos fará mais humildes e tementes ao Senhor. Foi por meio da oração que os líderes de Israel guiaram o povo até o objetivo final. Mesmo com os obstáculos eles conseguiram chegar com o auxílio do Pai.
 
Confiança, submissão, humildade, temor. Características que todos nós precisamos buscar para aprofundar nosso relacionamento com Deus. Assim, quando enfrentarmos nossas batalhas diárias, nos lembraremos Dele e saberemos que lá na frente algo melhor está por vir.
 

Que Deus nos abençoe.

Stéphanie Elise

 

http://sou-de-jesus.blogspot.com  

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar