HOJE É O DIA DA BÍBLIA (Sylvio Macri)

Então, vamos celebrar! Não como se estivéssemos idolatrando a Bíblia, mas porque ela cumpre um papel importantíssimo na vida cristã e na expressão da fé cristã.

 

O Dia da Bíblia não foi criado para que se erguessem monumentos a ela, para que se desse a logradouros públicos o nome de Praça da Bíblia, nem para que se realizassem desfiles ou passeatas para a sua exaltação. Esses foram desvios da intenção original, que era a de levantar uma boa oferta para as organizações que imprimiam e distribuíam a Palavra de Deus, a fim de que tivessem meios de produzir Bíblias que pudessem ser vendidas a preços populares. É claro que, a par disso, havia um culto em que se celebrava a existência da Bíblia e o bem que ela representa para o cristão.     

 

Eram tempos em que os evangélicos somavam menos de cinco por cento da população brasileira, e os mais pobres tinham dificuldade de adquirir até mesmo um exemplar mais barato. Hoje em dia as editoras da Bíblia são auto-sustentáveis e as Bíblias populares são, talvez, as menos vendidas.  Ao contrário, são produzidos muitos exemplares de luxo, bem como muitas Bíblias de estudo, que a maioria dos crentes se esforça por adquirir. A Bíblia tornou-se o livro mais lido do Brasil, e até mesmo a Igreja Católica estimula a sua leitura, o que não acontecia naquela época.

 

Entretanto, o desvirtuamento do propósito original, ou a sua extinção, não eliminou a motivação e a alegria de celebrarmos a existência da Bíblia. Primeiro, porque se hoje cremos é porque alguém nos pregou a Palavra. Como ela própria diz, “a fé vem pelo ouvir, e ouvir, pela palavra de Cristo” (Rm.10.17). Para crer em Cristo, é preciso ouvir a sua Palavra, e para ouvir é preciso que alguém pregue. Celebremos, pois, porque em nossa pátria a Palavra de Deus pode ser livremente impressa, distribuída e proclamada.

 

Segundo, porque a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. Se quisermos conhecer o que Deus tem para nos ensinar a respeito de si mesmo e daquilo em que devemos crer, temos que ler e estudar a Bíblia. E se quisermos ter uma vida de retidão em meio a essa sociedade tão corrompida, em que os valores éticos são tão desprezados, é na Bíblia que vamos encontrar o mais alto padrão de comportamento que possamos ter. É também na Bíblia que aprendemos como ter uma verdadeira vida de amor e serviço a Deus e ao próximo. Portanto, celebremos a Palavra de Deus!

 

 Pr. Sylvio Macri

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)