AS QUALIDADES PESSOAIS DO LÍDER JESUS (Sylvio Macri)

Para qualquer um que queira ser líder haverá sempre a exigência de algumas qualidades, que condicionam não somente a reputação como também a aceitação que terá junto aos liderados. Se quisermos ser líderes como Jesus, precisamos ter as mesmas qualidades que ele tinha, e que descrevemos abaixo.
 
1. Lealdade
 
Todos nós temos motivações conflitantes: desejo de servir a Deus, planos de ajudar ao próximo e necessidade de realização pessoal. Não é fácil fazer separação entre elas. Jesus, porém, colocou a lealdade ao Pai acima de todas as suas motivações, e assim foi mais fácil cumprir sua missão. Seu propósito era fazer a vontade do Pai (Jo.4:34;14:31); ele não veio construir a sua própria reputação, mas sim servir a uma causa alheia. A lealdade é uma virtude absolutamente necessária para quem quer ser um verdadeiro líder cristão. Lealdade ao Senhor, à igreja e aos princípios bíblicos. 
     
2. Fidelidade
 
O Apocalipse (19:11) descreve Jesus como o "Fiel e Verdadeiro", duas palavras que são sinônimas porque o sentido de "verdadeiro" nesta expressão é "aquele que é capaz de manter firmemente a sua palavra". Em diversas ocasiões ele afirmou que tudo o que dizia não era dele próprio, mas vinha do Pai (Jo.7:16;12:49,50;17:8). Isto poderia ser chamado também de integridade. Líderes que querem seguir a Jesus devem saber que sua fidelidade a Jesus e à sua Palavra é inegociável. Precisam saber também que a Palavra de Deus é imutável, e não pode ser manipulada de acordo com a situação ou o momento que se esteja vivendo.
   
3. Honestidade
 
Jesus nunca iludiu ninguém com falsas promessas, ao contrário, aos seus discípulos advertiu que assim como o mundo o odiava, odiaria também a eles (Jo.15:18-25;16:1-4). Em outra ocasião, disse: "Vocês vão passar por aflições neste mundo" (Jo.16:33). A um jovem rico, que o procurou para obter aprovação aconselhou: “Vai, venda tudo quanto você tem, dê o dinheiro aos pobres e depois venha seguir-me.” (Mt.19:21). O verdadeiro líder cristão precisa ser honesto em todas as áreas da sua vida e principalmente no relacionamento com os seus liderados.
 
4. Franqueza
 
Jesus "dava nomes aos bois". Em uma ocasião chamou os escribas e fariseus de "sepulturas caiadas" (Mt.23:27), e em outra, de "filhos do Diabo" (Jo.8:44). Ao ser procurado por uma grande multidão, após a multiplicação dos pães, em vez de sentir-se lisonjeado e render-se ao sucesso, fez um discurso tão duro que todos, menos os doze apóstolos, foram embora (Jo.6:22-71). Sem ser grosseiro, Jesus sempre disse às pessoas exatamente aquilo que elas precisavam ouvir. Assim também devemos fazer, se queremos liderar com justiça.
  
5. Humildade
 
Sem nenhuma falsa modéstia, Jesus declarou-se "humilde de coração" (Mt.11:29). Mas, quando o fez, já tinha provado suficientemente sua humildade, pois havia deixado o seu trono lá na glória, humilhando-se e tomando a forma de um ser humano (Fp.2:5-8). E em muitas outras ocasiões provou sua humildade, como, por exemplo, quando lavou os pés dos discípulos (Jo.13:1-20). Ele foi humilde sem perder a sua dignidade, e assim tornou-se exemplo para nós. Se quisermos ser líderes como ele, devemos ser humildes.
 
6. Desprendimento
 
Jesus não usou a mesma tática que a maioria dos líderes usa, isto é, a de aproveitar todas as oportunidades para aparecer e firmar sua liderança. Ao contrário, visou sempre o benefício dos seus seguidores. Por exemplo, quando curava as pessoas dizia-lhes para não divulgarem o milagre (Mc.1:44;7:36). Ou, quando seus familiares disseram-lhe que deveria ir a Jerusalém durante a Festa dos Tabernáculos para demonstrar seus poderes e tornar-se famoso, recusou-se a ir (Jo.7:1-19). Isto é bem diferente do que vemos em muitos líderes cristãos hoje em dia.
  
7. Devoção
 
Os evangelhos dizem que freqüentemente Jesus se retirava para lugares desertos a fim de orar e meditar, principalmente quando tinha que tomar uma decisão. Esta é uma das qualidades mais marcantes da sua liderança. Quando teve que escolher seus apóstolos retirou-se para orar (Lc.6:12-16). Quando a multidão queria fazê-lo rei, mandou seus discípulos irem à frente de barco, e foi orar sozinho (Jo.6:15). Para ser um líder decisivo, o cristão precisa ter uma vida devocional permanente, estar em comunicação constante com o Pai, ouvindo a sua Palavra e abrindo seu coração para ele em oração, a fim de obter sabedoria para tomar suas decisões.
 
8. Compaixão
 
Ninguém tem mais compaixão pelo ser humano do que Jesus. Ele disse que a maior prova de amor é dar a vida pelo outro (Jo.15:13). Paulo, porém, deixa claro que quando Cristo fez isto por nós, não foi como alguém que dá a sua vida por uma pessoa boa, mas por inimigos seus (Rm.5:6-8). Os evangelhos registram várias situações em que Jesus compadeceu-se de indivíduos, multidões e até uma cidade inteira. É simplesmente impossível seguir o modelo de Jesus como líder sem ser compassivo e amoroso como ele.  
 
9. Tolerância
 
Uma das acusações mais freqüentes feitas a Jesus por seus inimigos foi a de que ele "comia com pecadores e publicanos" (Mt.9:11), isto é, que convivia com pessoas que eram reconhecidamente transgressoras dos princípios e costumes religiosos e morais vigentes na sociedade judaica. Ao hospedar-se na casa de Zaqueu, que reconheceu publicamente sua desonestidade, declarou que ele também era objeto da graça de Deus (Lc.19:1-10). Ao ser colocado frente a frente com uma mulher flagrada em adultério, perdoou-a, em vez de julgá-la, como queriam seus inimigos, que a tinham trazido (Jo.8:1-11). Se alguém não é capaz de ser tolerante com aqueles que erram e falham, não pode ser um líder como Jesus.
   
10. Mansidão
 
Jesus aconselhou: "Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mt.11:29). De fato, ele foi o melhor praticante de um dos seus mais famosos ensinos: "Se alguém quiser bater em sua face direita, dê-lhe também a esquerda" (Mt.5:39). A maior prova de sua mansidão foi dada quando o prenderam, julgaram injustamente, condenaram e crucificaram. Naquela ocasião, disse a Pedro que, se quisesse, poderia convocar os exércitos dos anjos para combater a seu favor, mas recusou-se a fazê-lo, e mandou-o guardar sua espada (Mt.26:47-56). Se alguém quiser se espelhar em Jesus como líder, precisa aprender com ele a ser manso.
    
11. Perseverança
 
Na parábola do semeador, Jesus nos ensinou a sermos pacientes e perseverantes, pois o trabalho do líder nem sempre produz resultados maravilhosos (Mt.13:1-23). As pessoas são muito variáveis e não respondem de maneira igual aos desafios. Além disso, há inúmeras limitações ao trabalho do líder. Se ele deixar-se derrotar por essas dificuldades, fatalmente irá abandonar a missão. Alguém já disse que do grupo inicial de seguidores de Jesus, provavelmente a única pessoa que um especialista em seleção de pessoal de hoje recrutaria para o trabalho, seria Judas Iscariotes, por ter um perfil empreendedor, mas foi quem o traiu. Jesus lutou durante três anos com um bando de prováveis "fracassados" e transformou-os em homens que "viraram o mundo de cabeça para baixo" (At.17:6). Isto é perseverança, uma qualidade que todo líder cristão precisa ter.      
 
12. Esperança
 
O apóstolo Paulo disse que esperar somente por aquilo que se pode ver não é esperança (Rm.8:24). Jesus afirmou que "se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto" (Jo.12:24), porque ele via além da sua morte o que os discípulos não viam: sua ressurreição e os milhões de salvos espalhados por todo o mundo em vinte séculos de história da igreja. Esperança é uma qualidade que nos faz ver além das circunstâncias e problemas, e isto Jesus tinha de sobra. Todo líder cristão também deve tê-la.

Comentários   

 
#4 IEAD-BelemAdevanir 21-05-2016 15:06
Excelente estudo.
Muito bom até para o nosso cotidiano, liderar a nossa casa
 
 
#3 SantosDarley 03-03-2016 09:58
Muito bom o artigo, gostei muito. A passagem de Jesus aqui na Terra nos deixou muitos ensinamentos, tais que, se encaixam em qualquer área da vida. Se quer uma pessoa como exemplo, não tem outra melhor do que Jesus, que é o rei dos reis.
 
 
#2 boalucas 07-07-2015 21:44
gostei demais
 
 
#1 muito bomPintor de Automoveis 07-07-2015 21:42
me ajudou muito
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar