QUAL SUA VERDADEIRA OPINIÃO SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS? (William Douglas)

alt

Esta é uma coluna que fala sobre vida profissional, sucesso, emprego, finanças... tudo à luz da Bíblia. Será que o cristão tem que ter sucesso? Ou deve evitar as coisas do mundo? Existe um “sucesso” para o mundo e outro para Deus? O cristão pode ter os dois?

Se essas perguntas são importantes para você, veja as colunas anteriores, disponíveis no meu site. Se tiver dúvidas ou comentários, me escreva.

Hoje tenho uma pergunta para você: Qual sua verdadeira opinião sobre os Dez Mandamentos? Seja sincero! Se você não simpatizar muito com essa lista de “nãos”, tudo bem. Deus não é um tirano. Ele gosta que seus filhos pensem, reflitam e conversem com Ele, e sobre Ele e Seus ensinamentos. Então... diga, essa “lista” não te parece um pouco antipática? Não é proibição demais?

Para mim os Dez mandamentos sempre foram um motivo de sofrimento, pois era a lista do que eu não conseguia fazer – uma demonstração cabal de minha fraqueza humana e de quanto eu estava em falta como cristão. E para você?

Isso só mudou há poucos anos, quando descobri que eles são uma demonstração de amor. Mais que proibições, são dicas, conselhos, coisas que Deus quer que a gente perceba. E, pasme, os mandamentos são um excelente instrumento para o crescimento espiritual, pessoal, profissional e financeiro!

 

Aqui vai um desafio para você: olhe de novo para os Dez Mandamentos e descubra o que eles têm de extraordinário, de genial e de incomum para sua  vida profissional. É preciso começar lembrando que os Dez Mandamentos foram entregues ao povo de Israel logo após Deus ter promovido a libertação da escravidão no Egito. Não faria sentido Deus libertar o povo e criar uma série de restrições para "atrapalhar". Aliás, os Dez Mandamentos começam com uma declaração de amor: " Eu sou Seu"!

Na verdade, o mesmo Pai que tinha libertado o povo da escravidão física, com correntes de metal, agora queria libertar o povo de outras escravidões, mais difíceis de serem percebidas, mas, nem por isso menores. Na verdade, a escravidão das correntes emocionais e psicológicas é muito mais forte, cruel e prejudicial do que a escravidão física.

Só para você ter uma ideia, Deus fala, em um dos mandamentos, para não cobiçarmos nada do próximo. Ora, dizer que não se pode furtar pode até ser entendido como uma forma de colocar ordem na sociedade, fazer controle social do povo, como qualquer lei. Mas o desafio, o conselho de "não cobiçar", funciona unicamente para o aspecto interno de quem quer seguir tal mandamento. Deus quer atuar no nosso interior. Ele não está preocupado apenas com o exterior.

Quando alguém aceita o conselho de "Não cobiçar", algo muito profundo e maravilhoso vai acontecer. Pode ser que aceite como uma ordem – "não cobice!" – ou como um conselho, uma dica, um toque, uma palavra de iluminação. Qualquer que seja o caso, o fato é que estamos acostumados a olhar para o que os outros possuem, e desejamos, queremos para nós ou, pior, temos inveja (que é o incômodo por outra pessoa ter o que não temos). O décimo mandamento cuida disso.

O que Deus nos sugere é, na verdade, que sejamos capazes de viver, de curtir e cuidar da nossa vida; de não nos incomodarmos com o que os outros têm e sermos gratos pelas coisas que temos. Ao invés de ficar olhando o dos outros, devemos cuidar e construir o que é nosso.

Se alguém é capaz de se livrar da cobiça e da inveja, será uma pessoa muito mais feliz, plena, agradável etc. E terá muito menos doenças, tanto físicas quanto emocionais.

Apenas um Deus muito amoroso e preocupado com seus filhos seria capaz de se preocupar em dar um conselho genial como esse: "Filho, aproveite, curta e seja grato pelo que você tem. Deixe os outros viverem a vida deles e cuide da sua.

 

 

Convido você a reler os Dez Mandamentos não para descobrir algo novo no texto ou naquilo que Deus disse. Você deve reler o texto para descobrir o que sempre esteve lá e que talvez você ainda não tivesse percebido. O novo não é o texto, mas sua percepção sobre o texto, sua compreensão dele.

Para ajudar nesse processo, você vai ler os Dez Mandamentos construídos sem os "nãos", ou seja, usarei uma técnica de redação, muito usada na legislação e no Direito, para que você seja confrontado com o quanto Deus nos ensina nesse texto:

1 - Deixe Deus ser Deus. Ninguém faz esse serviço melhor do que Ele.

2 - Aprenda a lidar com um Deus que é Espírito.

3 - Faça sua palavra valer alguma coisa.

4 - Aprenda a administrar seu tempo.

5 - Seja um exemplo para seus filhos.

6 - Preserve a vida, inclusive a sua, em todas as suas formas.

7 - Faça seu casamento ser interessante.

8 - Respeite o que é do outro. Se quiser algo que não tem, trabalhe ou deixe para lá.

9 - Fale a verdade. Jogue limpo. Fale coisas boas.

10 - Seja agradecido pelo que você tem e vá viver sua vida.

 

Compare essas frases com os Dez Mandamentos, em Êxodo, capítulo 20. Pense, reflita, escreva sobre suas dúvidas. Aos poucos, você vai descobrir que os Dez Mandamentos são um excelente instrumento de crescimento pessoal, profissional e financeiro. Falaremos mais sobre isso por aqui, em outra edição, mas não deixe de mandar suas dúvidas.

 
WILLIAM DOUGLAS

Comentários   

 
0 #18 Os dez mandamentosRosanne 30-06-2016 08:58
Amo este seriado.. Assisto todos os capitulos. Mas achei bem mak feito os atores todos de pois de 40anos, jah com filhos, netos, bisnetos com cabelos brancos.. e a pele?Serah que faziam bottox neste epoca jah? Queria eu chegar aos 80 com a pele assim.Mesmo com os cabelos brancos. Achei isso uma grande falha , no meio de tanta riqueza de cenario...
 
 
0 #17 ChataRosania 16-05-2016 21:54
Sinceramente pensei que a segunda parte da novela fosse boa como a primeira,está sem pé nem cabeça de onde estão tirando tanto detalhe?fugindo completamente da Palavra. parei de assistir e como eu muita gente não está aguentando parece encherão de linguiça, pena que não adianta opinar nada vai mudar mas seria bom que mudasse para que não perdesse audiência e mais pessoas fossem alcançadas pelo pode de Deus.
 
 
0 #16 DEZ MANDAMENTOSTânia da Costa Ferra 04-02-2016 18:48
Ficam me devendo a leitura da Tabua dos
DEZ MANDAMENTOS , ao meu ver , uma falha
imperdoável!!!!
Lamento !!!!
 
 
0 #15 SabedoriaCleo 05-01-2016 22:55
Nossa com esse istrumento biblico os dez mandamentos.est ou aproveitando para mostrar para meus filhos a hitoria de Deus comi desde o comeco ja tinha tantas desingualdade como povo ja sofria eu pegueu a novela aqui em Paris na 8 praga nao havia acompanhado do primeiro cap lendo a biblia para meus filhos nao e a mesma emocao com que o nucleo passar para o publico estamos ligado na tela record internacional acompanho todas as mïniserie biblica mais eu gostei muito da pessistencia da pequena irma de moises como ela insistio ao ficar ali no relento reparando o seu irmaozinho ali ela passou o Amor que a humanidade esta esquecendo desse sentimento aquele pai e mae com uma capacidade de amar tao grande que nem almenos pensou que poderia morre mesmo correndo o risco de morre a fe era tao grande tudo quz Deus nous passa no 10 mandamentos ali naquele palacio nao se prega tem muito sofrimento aquele mais tambem tem muita Amor q
 
 
0 #14 10sandra 19-11-2015 23:12
fico empresionda com um homem que se diz bispo conheçedor da palavra tira a verdade da biblia ex amorte de farao um homem que desafio a deus ele morreu abilia e clara mais seu bispo fez questao detira esta parte ou lavou as maos ele ssabe que tira ou acresenta sera destruido por deus
 
 
0 #13 os dez mandamentosEder 18-11-2015 21:54
Nada a ver a pobre elizeba morre,uma mulher que foi boa a noleva toda ter um final assim,estava boa de mais a novela.
 
 
0 #12 Dez mandamentosClaudia Fausto 03-11-2015 21:06
Estou amando a novela é reviver nossa fé como cristãos q acreditamos no único Deus onipotente.
 
 
0 #11 o senhor e o nosso pastorAndrielli 27-10-2015 20:51
Amoamo os dez mandamentos, ma o ikeni ficar presso isso sim é muito fora de questão
 
 
0 #10 SÓ DEUS É AMOR E PODER.Lúcia 25-10-2015 00:15
Os DEZ MANDAMENTOS, é nada mais nada menos que um aviso de DEUS para o homem, voce não se converte, voce não terá a salvação, pois o poder de DEUS, está acima de tudo e de todos, nos deu o livre arbítrio para não culparmos de tirano,NOS AMA ACIMA DE TUDO, e renova todo tempo a possibilidade do homem não morrer e ir para o inferno. E nos avisa que o único bem que iremos apresentá-lo NOSSA ALMA LIMPA. E limpar a alma não pode ser em outro lugar se não aqui na terra. Isto está na sua palavra.
 
 
0 #9 Os dez mandamentosTerezinha veloso 12-10-2015 22:06
Ah!adoro essa novela,q pra mim ñ é novela,é mais um super filme que merece um óscar,pois é um filme baseado na vida real que nós religiosos acreditamos,e ñ perdemos a Fé pois acreditamos em um UNICO DEUS
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)