Sobre AS VOCAÇÕES DE UM PASTOR (Sylvio Macri)

Nosso amigo Sylvio Macri escreveu um interessante comentário ao meu texto sobre o ofício pastoral.

AS DUAS ÚNICAS VOCAÇÕES DE UM PASTOR

Leiamos suas considerações:

"Prezado Israel:
Não sei se intencionalmente, mas você mencionou justamente aquilo que os apóstolos estabeleceram como sua tarefa em Atos 6.1-7, quando surgiram problemas com respeito às suas funções. Tendo levado à igreja a nomear 7 irmãos idôneos para cuidar dos problemas de assistência financeira e alimentar aos órfãos e às viúvas, resolveram eles "usar todo o seu tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus." (v.4 - NTLH). Os apóstolos constituíam uma classe especial, não eram propriamente pastores locais, mas mesmo que os consideremos como tais, devemos lembrar que este fato se deu nos primórdios do ministério pastoral. Anos mais tarde (talvez mais de trinta anos) vemos nas cartas pastorais, e mesmo nas outras cartas (e até em Atos 20, na prestação de contas de Paulo), que as tarefas se ampliaram, incluindo apologia, disciplina, administração, visitação, aconselhamento, etc. Por exemplo, uma tarefa claramente atribuída por Paulo a Timóteo é a de descobrir e treinar novos líderes (II Tm.2.2).
Numa igreja pequena, como a que eu pastoreio, as tarefas se multiplicam interminavelmente. É comum, por exemplo, parentes e vizinhos não crentes dos membros da igreja me pedirem para celebrar uma cerimônia fúnebre, o que eu nunca me neguei a fazer. Aliás, eu sempre vou aos sepultamentos de vizinhos não crentes, meus e da igreja. Nas cinco igrejas que pastoreei anteriormente, eu sempre tinha pessoas muito competentes na área de construção, e com elas aprendi muito; na atual não tenho ninguém, sou eu mesmo que tenho que cuidar disso (até aprendi a ler plantas de cálculo estrutural). Quatro das igrejas que pastoreei eram da periferia das cidades de São Paulo e Rio, e nelas fui chamado muitas vezes para resolver conflitos familiares, alguns deles terríveis, como o caso de um marido enlouquecido que ameaçava esfaquear a mulher. Ficamos ali os três durante horas, conversando, chorando, orando, até que ele me entregou a faca. Ambos eram membros da igreja e depois descobrimos que ele sofria de esclerose cerebral.
Já tratei de sepultamentos, de internações, já levei idosos doentes para consulta e entrei com eles para falar com os médicos. Algumas histórias me emocionaram e me mostraram que não há limites para o trabalho pastoral, como o caso de uma irmã idosa, membro de outra igreja, e cujo falecido marido tinha sido pastor da igreja que eu pastoreava no momento. Membros da igreja disseram-me que ela estava internada, muito mal, e muito triste porque o seu pastor não a visitava (o hospital era muito longe). Então eu me ofereci para visitá-la junto com os irmãos. Depois de conversar com ela, ler a Bíblia e orar, ela segurou bem firme minha mão e disse: “Que bom que o senhor veio me ver; eu estava só esperando a visita de um pastor.” E assim faleceu, segurando minha mão.
Espero não tê-lo confundido com minhas histórias, mas por essas e por outras é que concluí que o pastor é um grande generalista. Generalista em tudo o que diz respeito às suas ovelhas e ao seu rebanho. Entretanto, os rebanhos nunca são iguais. Aprendi isso com seis deles. Por isso as funções são variáveis e não há limites para o que possa surgir. Mas não eu trocaria isso por nada. (Obs.: no último dia 24/08 completei 43 anos de ministério). Um grande abraço,
Sylvio Macri".


Obrigado, Sylvio. Você está com a razão. Israel

Comentários   

 
0 #2 MISSIONÁRIA (PASTORA)ANA PATRÍCIA 13-12-2014 17:40
GASTARIA DE FAZER UMA PEQUENA CORREÇÃO SOBRE OS ESCRITOS DO AMIGO DO PASTOR O SENHOR SYLVIO MACRI, O QUAL EU NÃO HAVIA PRESTADO ATENÇÃO NO INÍCIO. QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS DOIS.
 
 
0 #1 MISSIONÁRIA (PASTORA)ANA PATRÍCIA 13-12-2014 17:35
PASTOR ME EMOCIONEI MUITO AO LER OS SEUS ESCRITOS, POIS MUITOS DESTES TRABALHOS JÁ FIZ E FAÇO, APESAR DO POUCO TEMPO DE MINISTÉRIO, E ATUALMENTE ESTOU PASTOREANDO UMA CONGREGAÇÃO QUE FOI ABERTA DIA 08/11/2014, JÁ TENHO VÁRIAS CRIANÇAS CONGREGANDO E 3 ADULTOS, SEI QUE TUDO NO COMEÇO É DIFÍCIL, MAS DEUS SEMPRE NOS DÁ NOVAS ESTRATÉGIAS PARA GANHAR ALMAS E AUMENTAR O SEU REBANHO E MUITAS DELAS ESTÁ NESTA DIVERSIDADE DE FUNÇÕES AS QUAIS EXERCEMOS. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO EM NOME DE JESUS.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar