MARAVILHAR-SE EM DEUS (Tania Salete Moreira)

alt

"Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.". (Salmos 78.4) 

Certamente dentre tantas coisas que nos atraí em uma criança, algo  merece destaque:  A sua capacidade de maravilhar-se diante do novo, do inesperado. O brilho nos olhos, a expressão de admiração é algo incrível. Isto é maravilhar-se.  "O maravilhamento é um sentimento de algo que vai muito além de qualquer coisa que já se viu".

Lembro-me que quando criança ver o mar, catar conchinhas, pular as ondas e disputar o espaço com a espuma na areia era algo que me dava muita euforia. Ficava maravilhada, admirada e imensamente feliz com aquele ambiente e certamente ir embora era uma dificuldade. Marcas da infância em minha mente. 

A  infância é a melhor época para se lançar a semente da palavra de Deus no coração dos filhos.É terra fértil.  Mas, isso é um processo, demanda tempo, dedicação, relacionamento saudável. Não é possível colher flores sem cuidar do broto, da raíz. Lindas flores não são plantadas, são cultivadas.  Ao lermos sobre a infancia de Jesus percebemos  que ele cresceu em todos os sentidos (Lc2:52) porque seus pais cuidaram dEle, ensinaram-lhe sobre seu povo, sua comunidade e principalmente sobre Deus. Fizeram cumprir o que diz o salmo 78. 

Nas palavras do Pr.Israel Belo, a infância é para toda vida. As demais fases que vivemos, passam, mas a infância é para sempre. É nesta fase que muitos de nós somos marcados, para o bem ou não. Por isso, Jesus valorizou tanto as crianças. Ele entendia que experiências de acolhimento, aconchego, reconhecimento, respeito, carinho, compreensão, atenção  são essenciais para formação de um indivíduo saudável. 

Maravilhar-se com Deus e em Deus é ser como uma criança. Aliás, o melhor presente neste tempo  deixar a criança ser apenas e tão somente o que ela: criança. Sem pressa, sem atropelos, sem queimar etapas no desenvolvimento. Afinal, elas merecem e precisam disso!. 

Tania Salete Moreira

(Ministra de Crianças) 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)