Moedas do Israel antigo trazem efígie de Alexandre, o Grande

 

As mais antigas moedas já encontradas acabam de ser descobertas no Vale de Elá, em Israel. As moedas são dos períodos persa helenístico, datando do quarto e do quinto séculos a.C, cerca de 100 anos após o regresso do exílio e da construção do Segundo Templo. 

No sítio arqueológico, escavado pela Universidade Hebraica de Jerusalém,
dezenas de moedas raras foram encontradas em diferentes períodos. No entanto, as mais fascinante são da Pérsia e do início do período helenístico. 

Todas são de prata e têm um diâmetro de 7mm, pesando menos de meio grama. É o seu tamanho que dificulta a sua descoberta.

A coleção de moedas que foi descoberta em Kuttamuwa. Segundo o pesquisador Yoiav Farhi, tratam-se das primeiras moedas cunhadas na região. Para ele, antes dessa época não havia moeda nessa região. Quando Abraão comprou o campo de Macpela por 400 siclos de prata, ele o comprou em troca de peças de prata e a palavra "shekel" refere-se a uma unidade de peso de cerca de 11,4 gramas.

Uma das mais raras e maiores (27mm) encontradas é do tempo de Alexandre, o Grande, uma das mais raras no mundo. A moeda de prata é coberta de bronze e sobre ela está representada a figura de uma esfinge. Outra, da mesma época, é um tetradracma de prata, onde se vê, de um lado, uma cabeça, aparentemente a cabeça de Alexandre, e, do outro lado, o deus Zeus sentado em um trono.

A variedade de moedas em que foram encontrados melhora a compreensão sobre a situação monetária na Judéia e seus vizinhos durante a fase de transição entre os períodos persa e helenístico.

(Fonte: http://zwingliusredivivus.wordpress.com/2011/04/21/the-elah-valley-coins)

Comentários   

 
0 #2 moeda alexandre o grandepedro tavares 23-04-2016 17:37
o meu e-mail
 
 
0 #1 moeda alexandre o grandepedro tavares 23-04-2016 17:34
Boa noite eu penso que tenho uma moeda dessas onde posso encontrar mais informaçoes
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)