A COPA DA CERVEJA (Ruy Castro)

 alt


Ruy Castro, colunista da Folha de S. Paulo, escreveu em sua crônica de 17.5.2010.
 
A seleção brasileira, que estará onipresente nos lares brasileiros dentro de três semanas, pode ser patrocinada por uma bebida alcoólica.
A (...) cerveja tomará o país em dimensões nunca vistas (...). Uma rima pobre -- "brahmeiro", "guerreiro" --, pespegada aos jogadores, será o mote de milhões de crianças enquanto durar a Copa do Mundo, enfatizando, inclusive para os pais, a "naturalidade" do consumo de cerveja desde tenra idade.
Quinze por cento desses milhões desenvolverão alcoolismo dentro de dez anos. E, embora estejamos falando de futebol, isso não é um chute. É apenas a porcentagem de pessoas que desenvolvem a doença num universo humano com acesso livre a bebidas alcoólicas, o que sói ser o caso do Brasil. Não por acaso, esse é também o número estimado de alcoólatras no país: 28,5 milhões --15 % da população.
A ideia de que a cerveja não é uma bebida alcoólica -- e, daí, apropriada a patrocinar atletas- tem espantosa circulação entre nós. Não há força capaz de sequer enquadrar sua publicidade em certos horários, como conseguiram com o cigarro (este banido de todos os veículos) e com as outras bebidas.
O patriota Dunga -- aliás, um dos "brahmeiros" oficiais da campanha -- não faz questão de que gostem dele, mas de que "gostem do Brasil". Pois saiba Dunga que, seja ou não o seu time campeão, o legado histórico da Copa de 2010 para o nosso futuro será medido não em gols, mas em goles.

Comentários   

 
0 #4 Tremendo Absurdo!!!!!Guest 20-05-2010 08:18
Estão banalizando as coisas péssimas, como algo extremamente natural. Estamos nos aproximando do fim!!!!
 
 
0 #3 Sem palavrasGuest 18-05-2010 11:11
Que Horror!

Estou sem palavras.
 
 
0 #2 Copa da cervejaGuest 18-05-2010 08:50
Olá Ruy e leitores!
Além de jogarem bola nas aulas de ed. física, pretendo discutir este tema com eles. A escola deve fazer perguntas que a sociedade não faz.
Abraços
 
 
0 #1 IMAGEM NEGATIVAGuest 18-05-2010 00:14
É lamentável que pessoas envolvidas com o esporte, principalmente o futebol, associem suas imagens com a bebida alcoolica. Ficava chocado vê o jogador Ronaldo (hoje no Corínthians) fazendo a propaganda da número 1 a oito anos. Depois o jogador Cafu deixa que sua imagem com a taça de Copa levantada ficasse maculada por causa da propaganda de cerveja. E agora, de novo, essa aberração. Não dá nem vontade de torcer. Bando de irresponsáveis essa turma do futebol.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar