Os Desafios de ser um Físico Cristão (Evandro Vidor de Mello)

1-Desde pequeno me interessei pelas histórias das grandes descobertas, dos esforços dos cientistas na tentativa de entender e resolver algum problema. Por ter aptidão com a matemática virei Físico. Pude sentir ao longo dos meus estudos a presença de Deus me orientando, dando sabedoria e mostrando o caminho; “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr.33:3).

2-Porém o mundo dos intelectuais é dominado por mentes arrogantes que pensam que sabem muito e que Deus é algo para as mentes ignorantes e loucas. Por um lado eles têm razão!  Paulo já alertou que a Fé em Cristo é loucura para os que tentam se guiar pela razão apenas (ver ICo.1:18-31). No fundo, não tem lógica que o Filho de Deus todo poderoso veio à terra e foi humilhado e crucificado jovem ainda em vez de matar a todos que não acreditaram nEle! Isso porque a lógica de Deus é bem superior a lógica humana como já afirmou o profeta Isaías a 2700 anos atrás (ver Is.55:8-9).

3-Portanto é muito difícil conviver com quem se apoia somente no seu poder de raciocinar e nossa sociedade está cada vez mais cheia desse tipo de gente. No nosso meio e em países mais avançados culturalmente, há cada vez mais gente que não acredita em Deus. Há duas razões para isso;
i-O testemunho (tristimunho, como minha mãe fala!) dos cristãos que agem de uma forma igual ou pior que os não crentes. Nada pior para o reino de Deus que um crente hipócrita ou morno.
ii-O Diabo esta utilizando os intelectuais para propagar a tese que Deus não existe. Por exemplo, antigamente creditava-se um raio ou uma doença ao humor de Deus. Com o tempo o raio e algumas doenças adquiriram uma explicação científica. Seguindo esse raciocínio tem aparecido vários livros promulgando uma tese ou teoria que a vida e o mundo apareceram ao acaso por mecanismo que ninguém conhece bem mas que se especula bastante. (Criação Imperfeita (Marcelo Gleiser), O Gene Inteligente (Richard Dawks), além das ideias de Stephen Hawking).

4-Os avanços tecnológicos  indicam que estamos cada vez mais sábios. O que ninguém diz é que a medida que a Ciência evolui temos muito mais dúvidas sobre a Natureza e o que somos que na época da Grécia antiga. Eu digo que o Conhecimento é como uma mancha de óleo no oceano: quanto maior é ela, maior é o seu limite. A fronteira do desconhecido só aumenta com o conhecimento o que demonstra a nossa limitação diante de um mundo infinito. Várias mentes brilhantes perceberam isto, como o grande Isaac Newton, Johanes Kepler, Blaise Pascal, Emanuel Kant, ... Porém admitir isto requer sabedoria e humildade e essa combinação de vertudes está cada vez mais rara na nossa sociedade!

5-Cabe a nós cientistas cristãos denunciar essa mentira que Satanás está espalhando no mundo. A ciência não pode provar a existência ou a ausência de Deus! Isso porque o papel dela é estudar os fenômenos naturais e Deus é espírito, um ser transcendente à Natureza e portanto transcendente à Ciência!!
6-Precisamos ser sentinelas de Deus, refletir a sua Luz no poder do Espírito Santo para lutar contra as artimanhas do adversário que está levando milhões de pessoas para o inferno, para uma vida medíocre, pra uma vida superficial que produz insatisfação e depressão. Deus nos chama, cada um de nós a realizar um trabalho porque “o campo é imenso, mas há poucos trabalhadores”(Lc.10:2). Todos, seja a dona de casa (como a mãe de John Wesley), profissional, comerciantes,...todos temos um ministério individual importantíssimo aos olhos de Deus.
Que Deus nos fortifique, nos dê sabedoria e flexibilidade para  fazer a Sua vontade nas nossas vidas a fim de sermos seus servos úteis.

Comentários   

 
0 #4 dúvidas temporariamente respondidasMarcos Souza 06-08-2015 01:53
Obrigado,sou um grande fã da física quântica,e tenho visto as teorias de Stephen,sobre a relatividade,ma is com oq li aqui vou tentar não deixar minha sede dpela lógica,ultrapas sar minha fé.
 
 
0 #3 O mundo precisa sentir o amor de Deus!Andesson Santos 02-04-2015 17:53
Parabéns, Evandro! Evandro, as palavras que disseste agora mostra que es um verdadeiro sábio, pois como está escrito na palavra de Deus: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Como você mesmo disse, é uma pena que muitas das mentes brilhantes da ciência não tiveram e não quiseram dar ouvidos e sentir o que sentimos hoje. Que Deus te abençoe sempre! Continue com seus testemunhos e palavras, pois o mundo precisa de pessoas como você!
 
 
0 #2 http://www.watchessale2u.com/best-replica-gucci-watches-cb36.htmlGuest 11-04-2012 23:05
Component of me feels a sturdy impulse to in fact get the model, which, then again, sadly, I just can’t afford. So I think about it a superior notion to wait to get a great replica version of this. The might sound not so superior to a large number of, but actually, for those who go for the leading grade , you are to become astonished by how awesome they can be.
 
 
+1 #1 Precisamos ser sentinelas de DeusGuest 15-03-2012 08:50
Parabéns Evandro,
Obrigada pelo seu testemunho.
Obrigada pela sua clareza,firmeza e transparência.
Deus o abençoe neste desafio constante, que é ser um homem da Ciência ,mas acima de tudo um homem cristão.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar