DAQUI (Adalberto Alves de Sousa)

“Daqui” é termo formado pela preposição “de” + “aqui”. Significa: “deste lugar”, “deste ponto” (indica procedência, origem de um lugar onde está o falante): Daqui até aí levaremos uns dez minutos; Daqui em diante, a paisagem é menos árida; Daqui ele retirou os principais exemplos; “deste momento”; “deste dia” (indica o momento do início de algo, que coincide com o momento da fala): Daqui pra frente vamos acelerar o trabalho (Cf. Dicionário Houaiss).

Como percebemos pelos exemplos, o limite anterior, o ponto inicial de uma ação é estabelecido pela preposição “de” e o ponto final, quando ocorrer, deve ser indicado por outra preposição. No primeiro exemplo, a preposição é “até”; no segundo, “em”; no terceiro não há referência a um ponto final; no quarto exemplo a preposição é “para” (pra = para a).

De certo tempo para cá, depois que uma grande organização divulgou na mídia um comercial em que era usada a expressão “daqui dois dias”, virou moda falar assim, excluindo-se a preposição. Hoje em dia, mesmo entre pessoas cultas essa prática está consagrada. Não tenho ouvido “daqui a”. Ouço sempre “daqui um mês”, “daqui quatro anos”, “daqui dois dias”. Por enquanto ainda não ouvi “daqui pouco”. Mas, daqui a pouco, quem sabe...

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar