UM PROGRAMA DE NATAL

Para que este Natal seja o mais generoso da sua vida, eis algumas sugestões, como breve prelúdio às inesgotáveis possibilidades que você pode perceber ou produzir:

1. Deseje tornar inesquecível o Natal de outras pessoas, sejam da sua família, pertençam ao círculo relacional ou figurem na  galeria dos desconhecidos. Quando fazemos inesquecível o Natal do outro, o nosso também fica guardado para sempre na galeria das boas coisas que fizemos.

2. Pense no que vai dar, não no que vai receber.

3. Deixe sua amargura de lado, ponha sua "firmeza" ao falar na estante, troque sua "alegria interior" por uma que seja vista.

4. Relembre os lindos natais de sua vida. Faça os filmes deles passar por suas vidas. Conte para quem quiser como foram. Escreva como foram. Alimente-se da memória. Se, porventura, as lembranças são amargas, decida tornar doces as memórias dos outros. Se você já semeou amargura com suas reações, peça perdão.

5. Visite um amigo, a quem não vê há um bom tempo. Ore por ele. Procure-o, gaste um tempo com ele. Faça uma refeição com ele. Abrace-o afetuosamente.

6. Visite um lugar onde morem pessoas enfermas (como um hospital) ou idosas (como um "lar para anciãos) ou crianças (como um abrigo) ou dependentes químicos (como uma casa de recuperação). Chame mais alguém. Faça um culto lá, regado a música, comida, presentes e abraços.

7. Dê um presente que lhe custe alguma coisa. Tente descobrir o que vai fazer os olhos do outro brilhar e ponha em suas mãos o que você adquiriu para lhe oferecer.

8. Veja dos seus objetos (roupas, calçados, livros ou eletroeletrônicos, por exemplo) aqueles que podem ser mais úteis para o outro e faça com que cheguem às mãos de quem você quer alegrar.

9. Ouça os cânticos de Natal como novos, mesmo que já os conheça. Cante-os com vibracão para que os corações dos que ouvem também vibrem.

10. Faça um gesto generoso inédito, usando a criatividade, você nunca fez, você nunca viu. Cometa uma extravagância, desde que não se endivide para contagiar os que souberem do que você fez.

11. Surpreenda em casa. Surpreenda os que moram com você. Surpreenda-os com bons desejos. Surpreenda-os com boas atitudes. Surpreenda-os com gestos generosos.

12. Celebre o amor de Jesus por você com intensidade e alegria, como se fosse o primeiro ou como se fosse o último.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar