Estou lendo ESPIRITUALIDADE SUBVERSIVA

alt

ESTOU LENDO: "ESPIRITUALIDADE SUBVERSIVA"
Embora não tenha terminado ainda a leitura, recomendo o novo livro de Eugene Peterson: "Espiritualidade subversiva. (São Paulo: Mundo Cristão, 2009. 315p.).
Na verdade, o livro foi organizado por três amigos do autor (Jim Lyster, John Sharon e Peter Santucci), que selecionaram 25 artigos publicados em periódicos. Embora não estejam editados em ordem cronológica, dá para perceber o progresso de Eugene Peterson nestes últimos 25 anos. Na verdade, além de artigos, há cinco entrevistas, concedidas em épocas diferentes, que flagram a mente em ebulição do autor.
Selecionei algumas frases tocantes, com as datas em que foram escritas:
 "A pregação cem anos atrás era um tipo de conversação instruída e sofisticada entre pastor e ouvintes. As pessoas conheciam a Bíblia tão bem quanto o pastor e todos compartilhavam da mesma cultura. Hoje a maioria das pessoas são iletradas biblicamente; entram de manhã no culto de domingo duvidosas, não com maturidade e integralidade, mas fragmentadas por todo dia tipo de coisas. A congregação reunida no domingo pela manhã é um hospital e você simplesmente não pode fazer o que se fazia anos atrás". (1981)
. "O êxtase não perdura -- escreveu o romancista E.M. Forster -- mas abre um canal para algo duradouro". (1993)
. "Há empresários entre nós que vêem a forme generalizada pela espiritualidade como um mercado e estão lá fora vendendo alimento de baixo valor nutritivo, embora fácil e atraente". (1993)
. "A importância da poesia e dos romances reside no fato de que a vida cristã envolve o uso da imaginação -- afinal de contas, estamos lidando com o invisível. E a imaginação é como sermos treinados para lidar com o invisível -- fazendo conexões, buscando enredo e personagens". (1995)
Recomendo. Além do conteúdo, a tradução (de Fabiano Medeiros) está excelente.

Eis o que estou lendo e recomendo. E você?
(Israel Belo de Azevedo)

Comentários   

 
0 #4 Como o ferro afia o ferroGuest 14-01-2010 18:42
Neste momento estou lendo o livro "Como o ferro afia o ferro" de Howard e William Hendricks.
Os autores, pai e filho, falam da necessidade de termos um mentor, para estabelecermos um relacionamento de confiança com alguém, ou de sermos mentor.
A obra fala da maneira como as pessoas estão percorrendo a vida: "...como cavaleiros solitários. Estão dando cada vez menos valor aos seus relacionamentos , e como resultado de geração em geração se experimenta isolamento, solidão e até mesmo desespero cada vez maiores" (pag. 31).
 
 
0 #3 estou lendoGuest 14-01-2010 09:34
acabei hj pela manha de ler familia forte de charles r . swindoll , editora atos 330 paginas exelente . devo começar ainda hj a jornada ricardo agrete socep 159 paginas
 
 
0 #2 Estou lendo...Guest 13-01-2010 17:25
Pastor Israel,
Hoje estou lendo "Falsos, Metidos e Impostores" de Manning.
 
 
0 #1 O que estou lendoGuest 13-01-2010 06:37
Prezado Israel:

Leio várias coisas ao mesmo tempo, mas, coincidentement e, um dos livros que leio no momento é "Espiritualidad e Subversiva", que também ainda terminei, mas também recomendo.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)