Lugar de computador é na sala, não no quarto, diz executivo do Google

alt

 
Lugar de computador, em casa, é na sala ou no corredor, jamais em quartos isolados ou fechados. Eis o que propõe Alexandre Hohagen, presidente do Google para a América Latina. Ele escreve como um "pai tecnológico". 
Transcrevo abaixo trechos do artigo para a Folha de S. Paulo, de 11.8.2010:
 
"Não basta conhecer as melhores tecnologias. É preciso estar próximo e entender o que está mudando na cabeça dessa moçada. Para chegar mais perto deles, comprei e aprendi a pilotar uma mesa de DJ e recebo grupos de amigos de minha filha para reuniões em casa. É como um Orkut ao vivo".
 
"Constatei que há algumas mudanças nessa geração que não controlamos, fazem parte de um novo mundo. Primeira: os jovens se comunicam por meio de mensagens cada vez mais curtas. Segunda: esse mesmo jovem se acostumou com informações instantâneas. Para eles, não faz mais sentido visitar a biblioteca para encontrar respostas às suas dúvidas. E, finalmente, os jovens estão obcecados por compartilhar com o maior número possível de pessoas tudo o que fazem".
 
"Com minha filha adolescente, mensagens de texto pelo celular e em rede social geralmente funcionam melhor que o e-mail. Já a filha mais nova, em fase de alfabetização, não aceita mais "eu não sei" como resposta".
 
"Essa galera está ampliando cada vez mais sua capacidade de relacionamento. E com isso o desejo de dividir com mais e mais pessoas aquilo que fazem, aquilo de que gostam. Muitas vezes, saber quem é quem no meio de centenas de "amigos virtuais" não é tarefa fácil. Na minha época, ser popular era lotar uma festinha com as crianças da escola. Hoje, popular é aquele com maior número de seguidores no Twitter ou de amigos no Orkut".
 
"Ser pai em dias modernos representa desafio grande. Demanda dedicação e equilíbrio entre liberdade e modernidade. Há alguns anos, tomei decisões simples que me ajudam a manter esse equilíbrio. Por exemplo: durante muito tempo, só aceitei que minha filha mais velha acessasse rede social com senha compartilhada. Tentei ensiná-la o básico: não aceite amigos que não conheça, cuidado com o que dizem na internet, nada de compartilhar informações pessoais.
Outra medida simples e eficaz: em casa, lugar de computador é na sala ou no corredor. Jamais em quartos isolados ou fechados. Agora, mais do que qualquer medida, a proximidade, a conversa e o entendimento do que está mudando nos hábitos das novas gerações é o que mais ajuda no desafio de educar nos tempos modernos". 
 
"A internet permite acelerar o desenvolvimento infantil em muitos sentidos e é um meio essencial para a evolução da sociedade. Como no mundo físico, a inserção dos nossos filhos nessa nova realidade deve acontecer passo a passo e com supervisão".
 
 

Comentários   

 
#5 Concordo!Adriana 15-10-2014 20:24
Pois o mundo virtual está cheio de pessoas com más influências e muitas crianças acabam sendo vítimas de crimes que chocam o Brasil a todo o tempo.
 
 
-2 #4 nao concordoGuest 18-05-2012 18:51
Eu nao concordo. A menos que a criança seja muito nova, nao acho que faça bem que ela se sinta vigiada. Tem que haver confiança!
 
 
-2 #3 invasãoGuest 14-05-2012 12:42
isso eh pura invasão de privacidade eu decodifiquei cada arkivo do meu ''driver'' eh pus senha no usuario
nunca desligo o deixo em espera e fexo a porta
tem ate um aviso de risco biologico na porta
valeu
 
 
-1 #2 PC na sala nGuest 09-05-2011 19:34
pc na sala eh invasao d privacidade
 
 
-2 #1 pc na sala?Guest 18-12-2010 20:23
Sim , a tendendia é até muitas vezes tomada pelos pais de o computador ficar nos quartos, ou quarto-escritór io, bom podemos mudar isso. Dentro da arquitetura , propor circulações que não só servem como passagem mais corredor -escritórios . tem muitas pessoas que acham que pc na sala é feio , a estética fica feia , mas enfim há possibilidades de reorganizar o espaço e até mesmo separar os ruidos da tv e do pc dentro da mesma sala. Mas a melhor solução que eu vejo até agora é criar corredor- escritório, aonde ha duas funções circulação e área de permanencia de trabalho flui de maneira mais adaptada. Dessa forma os pais podem passar pelo corredor e ver , dar aquela olhada na tela do pc quando seu filho estiver mexendo e pra ele não vai ser um incômodo já que ali tb serve como área de passagem de um ambiente para o outro da casa.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar