BOM DIA: CUIDANDO DE SI MESMO, 4 (Para ouvir)

Se preferir abrir numa janela popup, CLIQUE AQUI.
 
Todos os que se importam com os outros precisam saber que, assim como dói ser atleta, dói ser um cuidador. Do mesmo modo como o atleta se condiciona para sofrer menos e vencer, o cuidador deve se condicionar bem para sofrer menos e ajudar o outro.
Estar bem deve ser um projeto de vida para o cuidador, tanto pensando em si mesmo como no outro. Quem cuida precisa de energia para distribuir energia. Ele precisa de saúde para gerar saúde no outro. Ele precisa de sabedoria para agir de modo sábio. Ninguém dá o que não tem.
Por isto, eis outras aqui sugestões a serem seguidas na rota do autocuidado:
 
3. Busque enriquecer sua saúde intelectual. -- Crie situações que favoreçam o seu crescimento. Leia bons livros. Não gaste tempo com o que não vale a pena. Converse com pessoas que lhe acrescentem algo. Pesquise. Pense. Estude. Anote. Pondere. Quanto mais conhecimento, melhor. Saber não ocupa espaço em nosso cérebro. Cuide de sua mente.
 
4. Busque conservar sua saúde corporal. -- Faça exercícios regularmente. Coma bem, isto é, coma corretamente. Trabalhe muito e descanse bastante. Organize cada dia, para que haja tempo para as coisas importantes. Não seja controlado por sua agenda. Caminhe, se gosta de caminhar. Corra, se pode correr. Malhe na academia, se gosta e é possível. Durma bem, que é dormir o suficiente, não mais que o suficiente, porque mais que o suficiente é preguiça. Cuide do seu corpo.
 
5. Busque estabelecer amizades profundas. -- Não se relacione apenas com colegas; tenha amigos entre seus amigos, faça companheiros. Passe tempo com pessoas que iluminem sua vida, com ideias, exemplos e dedicação. Conviva com pessoas que inspirem você. Cuide da sua vida.
 
Quem cuida de si mesmo cuida melhor do outro. Muitas vezes, cuidar do outro nos chega como obrigação, mas, se estivermos bem, iremos muito além da obrigação. [FIM]
 
ISRAEL BELO DE AZEVEDO