BOM DIA AMIGO, 2060: A TRADIÇÃO, 1/2

BOM DIA AMIGO, 2060 (Israel Belo de Azevedo)
 
“Os verdadeiros progressistas são os que partem de um profundo respeito ao passado”. (Ernest Renan)
 
A tradição, 1/2
 
Entre os elementos que nos formam está a tradição.
A tradição nos diz que o que é bonito. Nós escolhemos dentre as possibilidades que a tradição preserva e geralmente engrossamos a fila que ela predominantemente nos recomenda. Quem nos diz, por exemplo, que determinadas cores combinam entre si e outras não, senão a tradição?
A tradição nos diz o que é certo. Desde cedo, vamos aprendendo o que é correto e o que deve ser evitado, decisão que pode variar entre as culturas. Em uma, por exemplo, ser flagrado na corrupção leva ao suicídio; em outra, é visto como sinal de esperteza.
É impossível uma vida sem tradição, mas nem toda a tradição é boa. Nem tudo o que a nossa avó nos ensinou vale a pena preservar. Na sua voz podem habitar medos e estereótipos. Neste caso, temos que negar a tradição, mesmo que consagrada no pensamento popular. Ou concordaremos, como cantam os preconceituosos, que um carro mal dirigido é “coisa de mulher”?
Devemos avaliar as tradições, para valorizar as que defendem a vida e recusar as que cultuam a destruição. Devemos manter as que promovem a justiça e nos posicionar contra as que sugerem a manutenção da desigualdade.
Uma tradição boa, sobre a qual não se sopram boas novidades, é coisa morta. Para ser mantida, a boa tradição deve ser renovada, para que continue produzindo frutos bons para se colher.
 
Bom dia!!!
Israel Belo de Azevedo
 
Ouça no Facebook:
_________________________

Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?

Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          
 
Curta a página do Prazer da Palavra no Facebook, clicando na imagem abaixo, depois clique em Curtir.
 
 

_________________________

REPRODUÇÃO -- Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)