BOM DIA AMIGO, 2133: DIREITA. ESQUERDA. MORRER!

BOM DIA AMIGO, 2133 (Israel Belo de Azevedo)
 
“A utopia está lá no horizonte. Eu me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. (Eduardo Galeano)
 
Direita. Esquerda. Morrer!
 
Todos queremos um mundo melhor, mesmo na área tecnológica em que o progresso é real e vertiginosamente crescente. No campo da igualdade entre as pessoas, a desigualdade, que é cruel e avassaladora, por vezes nos motiva a propor diferentes ideias desenhadas a diminuir o fosso entre pobres e ricos, fosso que parece um oceano intransponível e em vergonhosa expansão.
As ideias têm uma história. A história classifica as ideias. Numa destas classificações, umas são de esquerda e outras de direita. As ideias são alinhadas ou à direita ou à esquerda. As ideias parecem largos oceanos que um navio ou avião não pode transpor. As ideias só têm olhos para si mesmas, proibidas de levantar a cabeça para o outro lado, onde uma boa utopia pode habitar.
Se queremos um mundo melhor, precisamos ir além das classificações ideológicas, na esperança possível de colhermos metodologias novas em jardins plantados fora do nosso quintal.
Se queremos um mundo melhor, nosso compromisso deve ser com a mudança para melhor, não com vitória de nossa proposta.
Se queremos um mundo melhor, devemos reconhecer que podemos aprender com as ideias dos outros, porque algumas podem ser melhores que as nossas, mesmo que acondicionadas em caixas diferentes.
 
Bom dia!
Israel Belo de Azevedo
 
Assine hoje o Clube do Livro Prazer da Palavra.
 
Ouça no Facebook:
 
_________________________

Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?

Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
 
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
 
          
 
Curta a página do Prazer da Palavra no Facebook, clicando na imagem abaixo, depois clique em Curtir.
 
 

_________________________

REPRODUÇÃO -- Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar