TRÊS PILARES PERMANENTES

Os três princípios essenciais da Reforma religiosa do século 16, a partir da experiência de Martim Lutero são, em latim (o idioma amplamente usado na época):

 

SOLA FIDE

SOLA SCRIPTURA

SOLUS CHRISTUS

 

Esses valores fundamentais estão claramente expressos na Bíblia Sagrada. O que Lutero e os demais reformadores (especialmente, João Calvino) fizeram foi sublinhar essas verdades, então esquecidas. É o que lemos (usando a versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil — ARA):

 

1

SOLA FIDE (somente a fé)

. "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: ‘O justo viverá por fé’”. (Romanos 1.16-17)

. “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. (Efésios 2.4-10)

 

2

SOLA SCRIPTURA (somente as Escrituras)

. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3.16-17)

. “Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”. (2Pedro 1.20-21).

 

3

SOLUS CHRISTUS (somente Cristo é o nosso sacerdote)

. “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”. (1Timóteo 2.5-6)

. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. (...) Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”. (1Pedro 2.5, 9-10)

 

Esses princípios básicos não podem ser esquecidos.

 

Israel Belo de Azevedo

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar