Quinta, 22/12/16 -- O INÍCIO DE TUDO

Refletindo: Isaías 61.1
 
Seis séculos antes, o profeta Isaías viu tudo acontecer.
Era um sábado. 
E aquele sábado em Nazaré era um como os demais. Os crentes da cidade se reuniam no salão de cultos para ler a Bíblia, então um conjunto de 39 livros, e cantar uns salmos.
Na verdade, eles não se reuniam para ler a Bíblia; eles se reuniam para ouvir a Bíblia, uma vez que a tecnologia editorial até então possibilitava que apenas um exemplar de algumas partes dessa Bíblia ficasse disponível. Por isto, havia alguém encarregado de fazer a leitura em voz alta de um texto previamente escolhido, segundo o programa observado em todas as sinagogas espalhadas por outras cidades de Israel e no estrangeiro.
Naquele sábado, o encarregado da leitura era um jovem, solteiro, aparentando ter 30 anos. Como a cidade tinha apenas 400 famílias, todos sabiam quem era o leitor. Seu nome era Jesus, com um significado extraordinário ("Deus salva"), que ninguém prestava atenção. Era o mais velho dos filhos do carpinteiro José e da dona-de-casa Maria. Ele trabalhava com o pai.
Quando chegou a hora da leitura da Bíblia, após os cânticos dos salmos, o jovem tomou o seu lugar e leu o texto que escolheram: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor" (Isaías 61.1-2a).
Ele fez uma pausa. Todos esperavam que continuassem, mas ele fechou o livro. Um silêncio cheio de expectativas e de reprovação pendeu do teto.
Então, o jovem, encarando os presentes, anunciou com suavidade:
-- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir (Lucas 4.21).
Jesus estava começando a sua missão.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)