Êxodo 6-11: QUEM ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ

Êxodo 6-11: QUEM ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ
Êxodo 6-11
Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 25.7.1999 (noite)

1. INTRODUÇÃO
Quando do Êxodo de Israel, Deus prometeu que livraria o povo, mesmo endurecendo o coração do Faraó do Egito. Diante disto, a pergunta é: o Faraó agiu livremente em sua política em relação aos escravos hebreus ou apenas agiu segundo uma vontade divina?
Desta pergunta, decorre outra: somos livres para agir ou Deus determina nossas ações? Se Ele preestabeleceu nossas decisões, qual é a nossa responsabilidade? Por exemplo: a decisão de Judas, de trair a Jesus, foi um ato livre ou foi para que se cumprissem as Escrituras?
Em termos mais teológicos: existe a predestinação?

2. INVENTÁRIO DOS TEXTOS
2.1. Quando Deus endureceu
Deus prometeu que livraria o povo (Ex 6.5-6), mas que isto não aconteceria de modo fácil, vez que o próprio Deus haveria de agir para retardar ou impedir o processo (Ex 7.3).
Nas pragas primeira (Ex 7.22), segunda (Ex 8.15), terceira (Ex 8.19), quarta (Ex 8.32), quinta (Ex 9.7) e sétima (Ex 9.35), o autor informa que o Faraó endureceu seu coração e não permitiu que o povo de Israel deixasse o Egito, como era o propósito de Deus.

2.3. Quando Deus não endureceu:
No entanto, nas pragas sexta (Ex 9.22), oitava (Ex 10.20), nona (10.27) e décima (Ex 11.10), o mesmo autor informa que Deus endureceu o coração de Faraó para que este não permitisse que o povo saísse do Egito.
A mesma verdade se encontra no Novo Testamento. Paulo, lembrando o Êxodo, afirma que Deus tem misericórdia de uns e endurece os corações de outros (Rm 9.18).

3. PARA RESOLVER O DILEMA
. O autor bíblico sempre atribui todos os acontecimentos humanos, sem subterfúgios, a Deus. Até o mal nasceu no coração de Deus, segundo Isaías (Is  45.7). Trata-se um mal específico e nunca, por exemplo, do mal geral ou do mal primordial (pecado original).
. Deus e o homem escrevem a história, numa relação dinâmica e de parceria. Faraó escolheu antes obedecer a si mesmo do que a voz de Deus.
. Deus sabia, por seu conhecimento prévio de todas as coisas, que o Faraó endureceria o seu coração. No entanto, o gesto de Faraó foi um ato livre. Em alguns círculos evangélicos, fala-se muito em predestinação. Ele pode ser entendida do seguinte modo. Deus nos vê ontem, hoje e amanhã; logo, ele sabe que caminhos tomará. Contudo, ele se autolimita para que nós exerçamos integralmente nosso livre-arbítrio. Nós nos predestinamos, quando aceitamos ou recusamos seu convite.
. O Faraó foi vítima de sua própria ambição, para a qual era conveniente e importante a manutenção daquele povo na opressão.
. De tal modo Faraó se mostrou obstinado diante de Deus, que Deus o entregou às suas próprias escolhas. Foi o que aconteceu com Judas. Deus não arrastou Faraó à desobediência; o Faraó se arrastou livremente por este caminho.

4. APRENDENDO COM O “ENDURECIMENTO” DE FARAÓ
. Mais importante que o endurecimento prometido de Faraó foi a promessa de livramento, promessa cumprida no belo estilo de Deus. Ele ouviu os gemidos do povo e veio em seu socorro, como acontece ainda hoje.
. Deus opera para libertar seus filhos, nem que para tal tenha que agir no coração de alguém, como o fez com o Faraó. Seu marido não crente é livre para desobedecer; seu filho não crente é livre para desobedecer; sua esposa é livre para desobedecer; seu pai é livre para desobedecer. No entanto, continue orando a Deus. Ele vai agir, no tempo dele, e seu marido, filho, esposa, pai renunciará à sua liberdade para aceitar o senhorio dele. É um mistério que você experimentará, se continuar orando. Ore e espere. Pelo seu imenso poder, Deus preserva a nossa liberdade e faz com  que seus planos se cumpram.
. As vitórias na vida têm um alto preço. Seu sofrimento no Egito seria usado por Deus para educá-lo. Aquela dificuldade estava formando o povo para a liberdade. Deus não lhe infligiu aquele sofrimento (a escravidão foi um jogo de esperteza do Faraó um dia, no passado) por vontade dEle, mas o povo pôde aprender que o livramento foi um ato dEle e não uma decorrência dos seus gestos de valentia. Deus sabe que, no tempo do Faraó e no nosso, a vitória fácil é a ante-sala da derrota.
. Deus é Senhor, mas este senhorio (oh mistério grandioso!) não suprime/oprime/deprime a liberdade humana.
. Não devemos endurecer o coração para Deus. O convite bíblico é outro: você, que hoje está ouvindo a voz de Deus,  não endureça o seu coração (Hb 3.8).

5. CONCLUSÃO

 

plugins premium WordPress