UM CONVITE AO ESPÍRITO SANTO
Lucas 2.25
(Da série: O CÂNTICO DE SIMEÃO, 2
Pregado na Igreja Batista Itacuruca, em 3.12.2000 – manhã
1. INTRODUÇÃO
A frase-síntese sobre Simeão (Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; este homem era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. — Lucas 2.25) não é autobiográfica. Antes, é um resumo de natureza biográfica, sem intenções laudatórias, porque a Bíblia, palavra inspirada de Deus, não se permite nenhum tipo de demagogia.
De qualquer modo, se a frase-síntese fosse autobiográfica, estaríamos autorizados a passar longe dela, tomando-a apenas como o resultado da presunção de um homem. Em nosso périplo pela vida, temos cruzado com muitas pessoas que se acham justas, piedosas, esperançosas e plenas do Espírito Santo. O problema é que esse tipo de pessoa é o único a ver essas virtudes. Ninguém mais as vê. Foi diferente com Simeão; ele foi percebido como tal.
Sua trajetória se assemelha à de José do Egito, sobre quem seus contemporâneos anotaram cheios de certeza, embora não cressem no Deus de José: “Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?” (Genesis 41.38)
Se pudéssemos nutrir alguma vaidade, poderíamos desejar ser considerados pelos outros como justos, piedosos, esperançosos e cheios do Espírito Santo ou simplesmente como pessoas em quem há o Espírito de Deus. Todos os outros adjetivos seriam de pouca valia.
Há algum tempo ouvi de um membro desta Igreja um adjetivo que nunca esqueci. Eu perguntei a um funcionário se ele conhecia esse nosso irmão. O rapaz perguntou, todo respeitoso:
— Ah, aquele cristão?
Eu fiquei honrado de ter um irmão em Cristo com este atestado público de bons antecedentes.
Infelizmente já passei por situações opostas. Quando alguém, assim sem mais nem menos, me craveja com uma pergunta do tipo “Fulano de tal é membro da sua Igreja?”, confesso que fico gelado. Lamento informar que já fiquei gelado algumas vezes.
Simeão honrava seus irmãos na sinagoga.
Além de justo e piedoso, ele era visto como alguém que esperava a consolação de Israel e tinha sobre ele o Espírito Santo.
2. UM HOMEM DE ESPERANÇA
Como todo o Israel antigo, Simeão esperava a consolação do seu povo. Ele aguardava a chegada do Messias, que restauraria o poder ao seu povo, massacrado por diferentes impérios havia alguns séculos.
A longa espera fez com que muitos desistissem ou se afastassem das visões bíblicas acerca deste Messias. Simeão esperava a consolação do seu povo nos termos das profecias antigas. Como homem de esperança, pôde ver que o Messias tinha chegado.
Esperar faz parte da natureza humana em todos os tempos. Por isto, pode-se falar que o princípio da esperança é a força-motriz da história humana.
Ainda hoje este princípio está em operação no mundo. Ele nos move a todos.
Há dois tipos de esperança: a esperança pagã e a esperança cristã. A esperança pagã é uma esperança vaga de que “dias melhores virão”. Sempre que alguém está em dificuldade, não lhe falta uma palavra amiga de que amanhã as coisas vão melhorar. Essas pílulas de otimismo servem para suavizar a dor, mas não contribuem para mudar as pessoas; ao contrário, ajudam a manter o status quo (deixar as coisas como estão).
Ao contrário, a esperança cristã nada tem de alienadora. A verdadeira religião cristão não é consumível como ópio; antes, é fator de transformação pessoal e social. O que aliena é a ilusão, não a esperança. Convivemos com a produção em série da ilusão, embora a esperança seja gratuita. É tão mais simples o homem acreditar em Jesus Cristo como Salvador e Senhor para o presente e para futuro, mas o homem prefere depositar esperanças em duende, pirâmides e cristais. As pessoas acham mais racionais crer em seres vagos do que no Deus concreto revelado em Jesus.
Ao tempo de Simeão, as experiências humanas não eram muito diferentes das de hoje. Ele não acreditava em promessas vagas, dessas oferecidas para consolar as pessoas diante das desgraças contemporâneas. A religião cristã não é apenas o suspiro da saudade da presença de Deus. Sua essência é a esperança. Por isto, você não precisa saber nada de escatologia (o capitulo da teologia que estuda as primeiras/últimas coisas), mas precisa esperar que Ele voltará para pôr fim à história humana.
Simeão era um homem antenado com o seu tempo. A espera estava na ordem do dia. Para Simeão, a escatologia se realizava com a vinda do Messias inaugurando o Reino de Deus, como ele esperava e viu acontecer. Para José de Arimatéia, a escatologia se realizava com a vitória do Reino de Deus”, que ele esperava (Marcos 15.43). Para nós, a escatologia se realiza com a volta de Jesus Cristo para o estabelecimento definitivo do seu Reino.
Dias melhores só virão para que aqueles fizerem um pacto com Deus, pacto que significa aceitar a iniciativa de Deus em sua direção, pacto de viver segundo a Sua palavra. Seu convite é claro: Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. (Isaías 55.3). Quem tem sede de Deus deve beber e comer diretamente da Fonte. Para osso, Ele insiste: O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. (Isaías 55.1)
Dias melhores só virão para aqueles que crerem em Cristo. Simeão carregava o fardo da espera da consolação de Israel. Há muita gente ainda esperando o toque de Deus sobre suas vidas. Acontece que este “toque” já aconteceu. O clarim divino para você já soou, numa melodia que inclui palavras sedutoras como estas: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mateus 11.28-30)
Você está cansado de esperar? A consolação é Jesus Cristo. Não há esperança verdadeira fora dEle. Não há descanso fora dEle. Você está oprimido, sob o peso da vida, sob o peso do medo, sob o peso da busca sem fim? A consolação é Jesus Cristo. Não há alívio verdadeiro fora dEle. Não há direção fora dEle. Quando Ele for seu Salvador, você saberá que o seu presente tem futuro. Ele prometeu a Simeão (que ele veria a glória de Israel) e fez. Deus é o Senhor da história. O que Ele promete fazer Ele faz.
Você está cansado de correr, de uma ilusão para outra, de uma religião para outra, de uma tentativa para outra? Pare de correr. Pare e deixe Jesus controlar a sua vida. Você conhecerá o descanso, não o descanso próprio de pílulas de pensamento positivo, mas o descanso provindo da esperança alimentada por Aquele que é o Senhor da história. Quando Ele for seu Senhor, você será completamente livre.
Você está cansado sob o peso da culpa? Venha certificar-se que Jesus já pagou o preço de toda a sua culpa, ao morrer em seu lugar. O fardo pesado da morte Ele o experimentou para você. Por isto, seu fardo agora é leve; por isto, seu jugo agora é suave. Seu fardo é o legado da paz, razão porque Ele mesmo nos disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14.26-27) Para que ter medo? Medo de que?
3. UM HOMEM COM O ESPÍRITO SANTO
O texto bíblico nos informa que Simeão aguardava a consolação de Israel e tinha o Espírito Santo sobre si. Não é a casual o fato de estas duas informações estarem contíguas. A esperança só é possível a quem tem o Espírito Santo sobre ele.
Simeão era um homem cheio do Espírito Santo e experimentava transbordância de esperança, como deseja Paulo para todos nós: Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15.13)
Afinal, como diz ainda o mesmo apóstolo, quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3.4-7)
Você é justificado por Jesus Cristo quando se deixa convencer pelo Espírito Santo do seu pecado, da justiça e do juízo; do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. (João 16.8-11)
É o Espírito Santo que deixa você habilitado a ser transformado por Jesus Cristo, para viver como um ser humano justo, piedoso, esperançoso e cheio do Espírito Santo. Você conhecerá o Espírito de Deus quando confessar que o Jesus Cristo que veio em carne é de Deus. (1João 4.2)
4. CONCLUSÃO
Dias melhores só virão para aqueles que orarem ao Pai, pedindo que Ele venha governar suas vidas. Só ora quem tem esperança.
Ore a Deus agora e faça a Ele o convite que vai mudar a sua vida. Peça a Ele que Seu Santo Espírito, que neste momento repousa sobre você, venha morar definitivamente com você.
E isso você só pode dizer pela presença do Espírito Santo em você, porque ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. (1Corintios 12.3)
Talvez você diga:
— Essas coisas são muitas complexas para mim.
E são mesmo. Por isto, podemos contar também com a ajuda do Espírito Santo, que nos ensinará todas as coisas, segundo Jesus. Quando você convidar o Espírito Santo para dirigir sua vida, você o receberá, a fim de compreender as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1Coríntios 2.13-14)
Por isto, responda agora ao convite de Jesus e do Espírito Santo, que chamam: Vem. Se você está ouvindo, venha. Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. (Apocalipse 22.17)