Salmo 42: JESUS, O SENTIDO DA VIDA

Jesus, o sentido da vida

Salmo 42

Ou a vida tem sentido ou a vida não tem sentido. Pois eu quero dizer que a vida tem sentido. Este sentido está em Jesus Cristo, fluindo dele, fluindo para ele. Este é o significado do Natal, que tornou plena a presença de Deus.
Eu sou um remido/a do Senhor, porque Ele me tomou para sempre (não apenas para a festa do momento) das mãos do inimigo que me queria amigo/a da tristeza, escravo/a da amargura, servo/a do medo, refém da incerteza, derrotado/a pelo pecado, marcado/a pela doença, traumatizado pela escassez, mergulhado no vazio da ausência de Deus, certo de que nada dá certo para mim, com um problema chamando outro problema, uma dificuldade gerando outra dificuldade, abismo chamando outro abismo (Salmo 42.7).
O poema do Servo Sofredor (Isaías 53.6) não me descreve mais. Sou ovelha mas não ovelha desgarrada, porque Jesus Cristo me colocou no seu rebanho e me ensina a viver.
Ainda tendo a achar que meu caminho é melhor, desviando-me das veredas de Deus (seguindo caminhos que orgulhosamente acho meus, mas que sâo do inimigo do meu Deus), mas meu desejo mais íntimo é ser conduzido pela mão do meu Pai.
O que descreve, ou melhor, o que deve me descrever melhor é outro salmo (Salmo 36.8), aquele que diz que o meu Deus me fartará da gordura da sua casa e me fará beber da corrente das suas delícias, pela simples razão de que nEle está o manancial da vida (Salmo 36.9).

1
Como o salmista, que não conheceu o Natal, eu também estou com fome de Deus (versso 1), e espero que você também esteja ansiando por sua presença, porque cristão é quem se alimenta de Deus, não de si mesmo nem do mundo que o cerca..
Eu quero cultivar a presença de Deus. Eu quero ter prazer em entrar na presença dele. Eu vou buscar esta presença. Quero andar com Ele o dia todo, mesmo quando não puder orar, porque atarefado com o trabalho, mesmo quando não puder louvar, porque envolvido na luta pela sobrevivência.
Eu vou separar um tempo por dia para a festa da sua presença comigo. Não sei que hora vai ser isto, mas vou separar tempo para Deus para matar minha fome dele, saciar minha sede dele, satisfazer minha carência dele.
Eu quero experimentar a bondade que Deus ordena para mim, eu quero escutar a canção que Deus canta para mim, eu quero ouvir sua resposta à minha oração (Verso 8).
Quando alguém me perguntar “onde está o meu Deus?” (verso 10), quero ter o que dizer. Mais que isto: eu quero que, vendo-me, vejam onde Deus está.

2
Como o salmista, reconheço a minha triste condição.
Tenho me alimentado de minhas próprias lágrimas (verso 7). As noites têm sido longas, mesmo quando peço a ajuda de algum remédio ou de algum programa de radio ou televisão para passá-la melhor, já não me deixando acalantar pelas melodias de Deus (Verso 3).
Admito que nem sempre foi assim. Já houve tempo em que minha vida era uma festa, que sempre terminava em culto (verso 4). Agora, meus cultos terminam em tédio ou em lágrimas.
Estou abatidoe perplexo (verso 5a), mas eu quero estar com a cabeça levantada. Não quero recusar meus temores e fraquezas, porque eles existem e me incomodam. O que eu quero é mudar meu jeito de ser.

3
Como o salmista, quero reafirmar a minha fé em Deus (verso 5).
Não importa o que os meus lábios digam, eu confio em Deus. Não importa o que os meus irmãos digam, eu confio no Senhor. Não importam o que os meus amigos digam, eu me garanto no meu Deus.
Não me importa o que me aconteça, vou louvar ao Senhor, mas não apenas pela esperança que Ele em um dia vai agir, mas pela certeza de que Ele já agiu.

4
Como o salmista, não vou me deixar incomodar com as vidas, aparentemente tranqüilas, que levam outros cristãos ou mesmo não-cristãos ou pós-cristãos.
As vidas dos outros só vão me importar quando forem estímulos à minha fidelidade. O sucesso deles não me diz respeito. O pecado deles eles devem acertar contas com Deus, não comigo.

5
Como o salmista, eu não vou me entregar, não vou desistir, não vou desanimar. Como o salmista, eu me repreendo por me abater, por abrir mão do privilégio de ser feliz. Não é este o meu caminho.
Sei que a cura nao está em olhar para a minha tristeza interior, nem em ficar pensando nos meus problemas que não são poucos, mas em olhar para o Deus vivo. Se eu confiar nele, logo terei razão para louvá-lo. Se eu me  fixar nos meus problemas, eles me consumirão. Se eu confiar em Deus, Ele os afixiará.
Por que, no passado, eu adorava (verso 4) e agora adorar se tornou um fardo, algo que precisa ser breve para voltar logo para casa ou para a televisão? Não tem nada de errado com Deus. O erro não é da minha igreja. Eu é que estou errado.
Se não quero o Deus vivo, estou pecando, e não quero pecar mais. Quero gastar todas as horas que eu tiver para celebrar Deus, orar a Deus e abraçar .

6
Como o salmista, eu tomo uma resolução: eu não vou ficar onde estou: vou me levantar e mudar. O filho pródigo não se levantou? Eu também me levantarei. Se Deus está no templo, eu me levanto e vou até lá gemer o meu desejo. Se Deus está no louvor, eu abro a minha boca e canto para Ele e sobre Ele com toda a força do meu corpo e do meu espírito.

Senhor, eis-me aqui,
diante das águas da tua graça
para beber da fonte que não seca.
Mesmo sem ter como te pagar,
quero receber o que tens para me dar (Salmo 55.1).

plugins premium WordPress