Mateus 28.20b e outros: PROMESSAS DIVINAS: O DEUS QUE CUMPRE O QUE PROMETE

PROMESSAS DIVINAS: O DEUS QUE CUMPRE O QUE PROMETE

Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo (1Reis 8.56).

Quando o mal nos acomete, firmamo-nos nas promessas de Deus. Quando elas demoram a se realizar, nós nos perguntamos: o que houve? Afinal, como aprendemos na Bíblia, toda boa dádiva e todo dom perfeito [não] são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança? (Tiago 1.17)
Não cremos que o Senhor é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras? (Salmo 145.13).

Precisamos aprender que há promessas divinas incondicionais e condicionais.

1. PROMESSAS INCONDICIONAIS
Há promessas incondicionais ainda válidas para nós.
Seu cumprimento não depende de nós.

1.1. Presença do Espírito Santo conosco
Mateus 28.20b — E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Cf. Josué 1.5b — não te deixarei, nem te desampararei. (Cf. Hebreus 13.5; Deuteronômio 31.6)
Mesmo que não queiramos, Ele está conosco.
João 15:26  Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

1.2. Volta de Jesus à terra
João 14.2-4 — Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
Não há nada que possamos fazer para retardar/apressar.

1.3. Permanência da igreja
Deus prometeu, por meio meio de Jesus, que os poderes de Satanás jamais destruiriam a sua igreja (Mateus 16.18).
Mesmo que fracassemos, a igreja não fracassará. Os servos podem falhar, mas o Seu Senhor, não. Afinal, Cristo é o cabeça da igreja.

2. PROMESSAS CONDICIONAIS
Deus promete realizar algo que o homem espera DESDE que o homem faça algo que Ele pede.

2.1. A promessa da salvação por Jesus
A nossa salvação depende que creiamos que Jesus é o Filho de Deus, enviado para a nossa salvação (João 3.16) Para tanto, devemos nos arrepender de nossos pecados e nos submeter ao batismo como uma conseqüência do arrependimento (dos pecados) e da fé (em Jesus).
O Deus que não pode mentir prometeu [a vida eterna] antes dos tempos eternos (Tito 1.2).

2.2. A promessa da atenção do Pai
Para que nossas orações sejam respondidas, nós precisamos pedir.
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei (Jeremias 29.12).
Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes (Jeremias 33.3)
E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei (Isaías 65.24).

2.3. A promessa do perdão
Se confessarmos os nossos pecados, Deus nos perdoará (Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça — IJoao 1.9).

2.4. A promessa da parceria
Se queremos ser usados por Deus, para fazer aqui o que Ele quer que façamos, precisamos buscar ter uma vida santa. A obediência aos seus mandamentos é fundamental.
Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.
Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis, e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações! (Jeremias 7.4-10)

A obediência é da essência da experiência religiosa do Antigo Testamento.
Quando, por exemplo, chamou Abraão, Deus lhe prometeu fazer dele uma grande nação, abençoar a quem o abençoasse e amaldiçoar a quem o amaldicoase, mas havia uma condição: ele deveria deixar sua família, seu povo e sua terra (Gênesis  12).

3. PROMESSAS INDIVIDUAIS
Há também na Bíblia muitas promessas exclusivas para indivíduos, em determinadas circunstâncias:
. Isaque recebeu a promessa de uma esposa.
. Moisés recebeu a promessa de que faria milagres.
. Josué recebeu a promessa de vitória onde quer que estivesse.
. Gideão recebeu a promessa de vitória numa batalha.
. Saul recebeu a promessa que seria um rei competente.
. Maria recebe a promessa de que conceberia miraculosamente.
. Um dos ladrões na cruz recebeu a promessa do paraíso junto com Jesus.
Ainda hoje Deus pode nos fazer promessas individuais, mas elas virão como um ressultado de uma vida de proximidade com Deus, não apenas do desejo de recebê-las.

4. RESPOSTA DO PAI ÀS NOSSAS ORAÇÕES
Subsiste a pergunta: Deus responde a todas as nossas orações do modo como queremos. Não. Ele responde todas as nossas orações do modo como precisamos.

E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (1João 5.14-15).

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7.14 ).

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.33).

E aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu (1João 3.22-24).

plugins premium WordPress