Igreja e sua missão (A)

Lendo o Salmo 84, podemos, com liberdade (porque não havia ainda cristianismo ao tempo do salmismo), derivar alguns caminhos.

1. A igreja precisa ser o endereço de Deus (verso 1).
A igreja, portanto, precisa ser o lugar onde Deus fala. Quando as pessoas procuram a Igreja querem ouvir Deus desafiando-as, consolando-as. Para tanto, devemos estar impregnados da Palavra do Senhor, para interpretá-la fielmente.
A igreja, também, precisa ser o lugar a partir de onde Deus fala. A Igreja chamada para ir ao mundo para falar Deus aos que ainda não O conhecem e para falar de Deus aos que dEle precisam.

2. A igreja precisa ser relevante para a vida dos seus membros, não um apêndice.
O tempo que passamos na Igreja-templo é mínimo, se comparado ao que passamos junto aos outros organismos, como a família e o trabalho, ou junto a meios de comunicação, como a televisão. No entanto, esse tempo mínimo tem que se tornar máximo, a fim de orientar nossas vidas familiares, profissionais e recreacionais. A igreja deve ser vista como um lugar de contato com a Fonte para o convívio saudável no mundo.

3. A igreja precisa ser lugar que acolhe pessoas (verso 3).
Nossos cultos devem ser contagiantes. Nossos sorrisos devem ser convidativos. Precisamos nos importar com as pessoas, receber bem os que são daqui e os que (ainda) não são.
Quem vem a uma igreja vem para ver Deus e para ser recebida pelas pessoas. Se as recebemos bemo, elas vêem Deus. Se não as recebemos, só um milagre.

4. A igreja precisa ser um lugar que fortalece as pessoas.
Para serem fortalecidas, as pessoas precisam se reconhecer como são: peregrinas do coração). A tarefa da igreja é fortalecer, pelo ensino e pelo cântico, esses peregrinos para as lutas da vida (versos 5-9, 11).

ISRAEL BELO DE AZEVEDO