1. Viverei segundo princípios, mesmo que esta fidelidade me traga prejuízos e contrarie os meus interesses.
2. Lutarei com todas as minhas forças para preservar meus direitos e com a mesma intensidade lutarei para cumprir os meus deveres.
3. Serei duro com o meu voto, antes, durante e depois das eleições, jamais abrindo mão de minha consciência crítica.
4. Participarei de grupos e movimentos cujos objetivos sejam a promoção do bem comum.
5. Orarei pelas autoridades e vigiarei permanentemente por sua conduta pessoal e pública.
6. Não (me) corromperei, mesmo que os benefícios sejam altos, os riscos sejam pequenos, e tenha a impressão que todos ao meu redor o façam. Para tanto, cuidarei para não me deixar reger pela falta de ética circundante, porque a corrupção é como uma serpente de muitas cabeças: furto, roubo, pirataria, sonegação.
7. Respeitarei os sinais de trânsito, mesmo que com eles eu não concorde e mesmo que me atrasem, exceto nos casos de ameaça real à integridade física por causa de assaltos.
8. Serei cortês no meu trato com os outros, de modo a contribuir para que meu país seja um lugar aprazível para se viver.
9. Preservarei o meio ambiente. Logo: não desperdiçarei água, nem alimento. Não sujarei as ruas. Não farei na rua o que só devo fazer em casa.
10. Darei o devido valor ao Brasil, falando corretamente nosso idioma, preservando e visitando nossas belezas naturais, enaltecendo seus símbolos (como o Hino Nacional e a Bandeira do Brasil).
ISRAEL BELO DE AZEVEDO