NEM TUDO É MARAVILHA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

A idoneidade de uma empresa não depende da plataforma a partir da qual venda seus produtos, se no balcão ou via internet.
No dia 17 de dezembro de 2007, nossa família comprou uma máquina fotográfica através do site www.pentashop.com.br, que, a partir de São Paulo, promete rapidez e segurança. Pagamos através de um boleto bancário, com a promessa de que o produto seria entregue em até três dias.
A partir daí, começou uma interminável história de infortúnios. (Uso este espaço, dedicado a outros temas,  para advertir aos amigos para que não comprem da pentashop, caso queiram receber o que adquiriram.)
Acompanhando a movimentação do produto pelo site da empresa e também por diversos telefonemas interurbanos (desde o Rio de Janeiro), logo ficamos informados que o pagamento não fora ainda feito, apesar de a liquidação ter sido feita à vista. Fomos pessoalmente ao banco, que nos garantiu que o dinheiro já fora transferido. Em seguida, por exigência empresa, enviamos o comprovante da transferência
Os incontáveis telefonemas se sucederam. Ouviamos sempre a mesma informação, de que o pagamento não fora confirmado. Outras vezes escutamos música, até cair a ligação. Muitas vezes, recebemos a garantia de que o produto seria postado “hoje”, “amanhã” ou “depois de amanhã”.
No dia 28 de janeiro de 2008, foi agendada nossa ida pessoalmente a São Paulo para a retirada do produto. Finalmente, acabariam os nossos dissabores. No entanto, fomos informados que o produto não havia chegado. Foi-nos oferecido, então, o ressarcimento através de um cheque. Finalmente, acabariam os nossos dissabores.
Depositado o cheque, voltou por falta de fundos.
Vai ser reapresentado. Finalmente, terão acabado os nossos dissabores?

ISRAEL BELO DE A ZEVEDO 

PÓS-ESCRITO — No dia 29 de fevereiro, fomos pessoalmente à loja da Pentashop, com o cheque reapresentado e igualmente devolvido. O gerente então apareceu. Ouviu o que precisava ouvir. Ele lembrou que poderíamos ir à Justiça e recebê-lo com correção. Dissemos que queríamos resolver de outro modo. Foi-nos oferecido outro equipamento (outra marca), com preço ligeiramente superior (mas sem termos que pagar pela diferença). Apesar de já termos comprado outra, aceitamos e ficamos com duas.  Solução ruim, mas menos pior que esperar pelas calendas.