Romanos 05

VERSOS 1-2
Ser justificado pela fé significa ser justificado por Deus a partir da nossa resposta de fé ao oferecimento de Jesus na cruz. A graça da justificação (obra de Deus) nos vem pela  fé. Esta graça, para poder continuar com seu efeito salvífico, demanda perseverança. Esta graça nos acompanha até a manifestação plena de Deus.

VERSOS 3-4
A vida cristã consiste de um círculo virtuoso: esperança >>> perseverança >>> caráter aprovado >>> esperança.

VERSO 5
Deus não nos decepciona. Ele já se comprometeu conosco, enchendo nossos corações de amor (dEle para conosco). A maior evidência disso é Jesus na cruz.

VERSOS 6-8
Fomos justificados quando ainda éramos fracos, o que quer dizer que não houve/há mérito em nós.

VERSO 9
A ira de Deus é uma justa (Deus é justo) atitude diante do pecado (que provoca indignação e tristeza em Deus). Este pecado tem que ser punido com derramamento de sangue. E foi, na cruz; a justificação é pelo sangue (vida).

VERSO 10
Somos salvos da ira de Deus, isto é, salvos pela vida de Jesus Cristo.

VERSO 11
Justificação permite a reconciliação do homem com Deus, sob a iniciativa de Deus e resposta do homem.

VERSOS 12-21
Ao pecado original corresponde a salvação original.

PECADO ORIGINAL x SALVAÇÃO ORIGINAL
1. O pecado de um alcançou a todos                                                                       1. O sacrifício de um alcançou a todos (que têm fé)
2. É anterior à lei                                                                                                           2. Independe da lei
3. Veio de Adão até hoje                                                                                             3. Veio de Jesus até hoje
4. O homem é condenado por seus próprios erros (não pelos de Adão)       4. O homem é salvo a partir da escolha da dádiva de um homem só (Jesus)
5. A morte para todos veio por um só homem por ter desobedecido             5. A justificação para todos veio por um só homem (Jesus, o homem-Deus), que obedeceu
6. A lei ressalta a transgressão                                                                                 6. A graça produz vida eterna

 
plugins premium WordPress