Missionária descreve o que Deus está fazendo no Chile

altENVIA-ME, SENHOR

 

“Depois disso ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. (Isaias 6:8).

 

Há 32 anos Deus usou este verso bíblico profundamente em minha vida para responder ao chamado do Senhor ao ministério e eu disse: Eis-me aqui, envia-me a mim Senhor.

Que tremenda responsabilidade e que tremendo privilegio que Deus concedeu a sua igreja de responder ao chamado santo do Senhor para realizar a sua obra! E mais tremendo ainda quando penso na pergunta: Quem há de ir por nós? Quer dizer, somos enviados do nosso Deus trino, como mensageiros de parte de Deus nosso Pai, Deus o Filho, Deus o Espírito Santo.  Ainda assim, Deus não escolheu seus anjos para realizar a sua obra, mas homens e mulheres, cheios de debilidades, mas que em Suas mãos,  na dependência do Espírito Santo e por sua graça infinita, podem ser instrumentos dEle para transformar a este mundo mediante a pregação da Palavra de Deus.

 

O QUE SIGNIFICA O “EIS-ME A AQUI AO NOSSO DEUS”?

1. Disposição de obedecer ao Senhor (Hebreus 11.8).

“Pela fé, Abraão  quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.

 

Às vezes, pensamos em termos de obediência de modo romântico. Pensamos que tudo será fácil em nosso caminho. Mas vemos que a obra do Senhor consta de problemas, de muitas alegrias bem como de muitas lutas. Às vezes enfrentamos o que o Apostolo Paulo diz: os que se opõem a obra do Senhor a aos servos dele, aos quais devemos disciplinar com mansidão (IITimóteo 2.25). Ainda assim, devemos obedecer e nos lembrar-nos que servimos a Jesus e não aos homens. Devemos obedecer quando nos parece bem e quando não nos parece bem o que Deus nos envia a fazer. Como Abraão, devemos obedecer ainda sem saber aonde vamos, mas, confiando que se vamos enviados por Cristo, Ele sempre nos conduzira dentro de sua vontade boa, agradável e perfeita.

 

2. Renúncia da nossa vontade para realizar a vontade de Deus. Creio que Josué não entendeu quando Deus mandou que eles cercassem Jerico e quando disse que o muro cairia com grito de seu povo (Josué 6.20). Quantas vezes Deus me levou a lugares para realizar coisas que eu jamais sonhei, e ate a proclamar coisas sobre os incrédulos que eu não sabia, mas que estas coisas foram a porta aberta para Deus realizar uma grande obra em alguém.

Lembro-me de Elvira, uma senhora jovem solteira, a maior traficante de drogas de um bairro onde trabalhei em El Ancla. Uma vez visitei aquele bairro onde o Senhor me concedeu fundar a Igreja Batista Liberdade em El Ancla, na cidade de Antofagasta, no Chile. Eu queria visitar a uma irmã anciã da igreja e o Espírito Santo me disse que eu fosse a Rua Los Vilos. Depois de resistir e não entender porque não podia visitar a minha irmã Eliana, ao final eu obedeci, e ao passar pela rua encontrei a Elvira. Deus me fez perguntar-lhe coisas que jamais imaginei. Falei-lhe duramente:

— Elvira, quando deixarás esta vida com a droga?  

Ela me perguntou:

— Por que você me fala assim, irmã? Você nunca me falou assim! De modo que lhe disse que sabia que Deus havia sido quem me enviou a ela e me enviou a falar-lhe daquele modo. Ela abriu o coração, sentia que estava morrendo, pois seu corpo não podia agüentar mais com tanta droga.

Deus me fez declarar: Hoje à noite teremos culto de oração na Igreja Villa Azul e vamos orar por ti, e você não tocará a droga. Eu mesma fiquei impressionada com o que saiu de minha boca, e pedi em silencio que Deus me respaldasse. No dia seguinte voltei com um casal de missionários cujo esposo comprava droga ali antes de conhecer a Jesus. Depois de pregar a Palavra de Deus, Elvira se encontrou com Jesus e me disse que naquela noite anterior (quando oramos na Igreja Batista Missionária Villa Azul) ela não pôde provar a droga e se sentia atada pelo poder de Deus. Bendito seja o Senhor!

Orei para que Jesus purificasse o sangue de Elvira, e nosso Senhor o fez. Deus tomou seu tempo para tratar com esta jovem, mas tenho a grande satisfação de contar-lhe que dia primeiro de marco de 2009 Elvira foi batizada nas aguas do Pacífico e hoje espera ansiosamente poder ser usada por Deus para pregar àqueles a quem ela levou as drogas. Ela envia a sua gratidão às igrejas batistas brasileiras que tanto oraram por ela, e segue pedindo que orem que ela seja firme e nunca mais retroceda às cadeias que a atavam a droga. Louvamos a Deus pela vida de Elvira!

 

3. O “eis-me aqui” significa participar das bênçãos do Senhor (Salmos 126.3,5,6).

“Grandes coisas fez o Senhor por nos; por isso estamos alegres. Os que com lágrimas semeiam com jubilo segarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltara com jubilo, trazendo os seus feixes”.

 

Sim, temos lutas e dificuldades, mas o nosso Deus esta conosco e a sua presença nos anima, fortalece e levanta em meio as nossas dificuldades.

Eu gosto de contar das grandes coisas que Deus faz. Sempre digo que o crente pode estar animado sempre, se este obedece constantemente a ordem de ir e fazer discípulos.  Se você esta deprimido, pensando só em si mesmo, ore, tome a sua Bíblia e busque alguém com quem compartilhar o evangelho. Enquanto você pensa em outros, Deus cuidara de ti, e verás que a tristeza passará, pois Jesus enchera seu coração de gozo de ver vidas render-se aos seus pés.

altDeus me concedeu a convite da Igreja Batista El Sembrador de El Loa, na cidade de Calama, estar fortalecendo esta igreja nos meses de janeiro e fevereiro deste ano de 2009.

Esta cidade fica a 2.200 metros sobre o nível do mar, extremamente seca; de fato, posso falar, mas ainda não recupero a minha voz para cantar desde que estive ali. Precisa-se de muito creme em sua pele ali. Esta é a zona da maior mina de cobre no Chile. Está ao lado da cidade de Chuquicamata (que já foi desabitada a cidade pela contaminação a sua população).  Temos ali a mina de cobre chamada Codelco. Esta é uma zona mui contaminada por arsênico; de fato os funcionários de Codelco constantemente são examinados pelos médicos pelo alto índice de arsênico em seu sangue. A água da cidade está contaminada com arsênico, pois o cobre esta envolvido nele. É desta cidade e de outras que provém a maior riqueza do Chile.

A Igreja Batista El Sembrador está sem pastor e tem tido algumas experiências difíceis ultimamente. Ali comecei a visitar os afastados, bem como animar aos desanimados, e principalmente a ganhar novas pessoas a Jesus.

Antes de sair, eu pedi ao Senhor.

— Dá-me os mineiros para Cristo Senhor Jesus!

Deus foi fiel, e na primeira semana me concedeu ganhar oito pessoas para Cristo dos bairros mais altricos da cidade.  Na minha despedida um dos casais trouxe outro casal não crente e as duas famílias começarão cultos juntos no lar de um deles. Bendito seja Deus!

Nestas mineiras existe muito problema de prostituição. Os homens percebem muito bom salário, e as mulheres estão lá buscando destruir suas famílias. Numa destas histórias, filho de uma mãe que não e a esposa de seu pai, pude conhecer a Maritza. Esta senhora conheceu a Cristo num chá em sua casa.

Visitei o Lar de Anciãos e ali chegaram a Cristo  Maria, Esmeranda e Inocencio.

Leslie, uma jovem da igreja, me convidou a anunciar a Jesus em seu lar. Seus pais separados, sua mãe com outro convivente. Ali houve uma festa, chegou a Cristo seu “padrasto”  Matias Illanes, sua irmã Aileen Perez, seu namorado Camilo e seu sobrinho Patricio.

Tânia, a mãe de Leslie, se dizia crente. Tendo diversos problemas emocionais, me coloquei à disposição para ajudar-lhe. No aconselhamento, Deus me mostrou muitas coisas de sua vida. Havia uma feiticeira na família que disse que nenhuma mulher na família seria feliz em seu casamento, e assim havia sido por diversas gerações, até que chegou Cristo. Jesus Cristo rompe todas as maldições!

Eu lhe disse:

— Tania,  devo checar a sua experiência de conversão.

Foi então que vimos com a irmã que me apoiava que Tami em verdade nunca havia conhecido a Cristo de verdade. Ela havia pertencido a igreja dos Mórmons por alguns anos, mas tinha uma grande confusão respeito a salvação, e foi quando pude apresentar-lhe  a Cristo, o filho de Deus, Deus mesmo, e quando o Espírito Santo abriu seus olhos, ela pôde em verdade conhecer a Cristo, a quem ela rendeu a sua vida absolutamente  de logo depois, levantou seus dois braços, e disse:

— Eu tinha uma coisa oprimindo a minha mente, parecia que eu ia gritar, mas Jesus me libertou. Sou livre!

Bendito seja o Senhor nosso Deus pela vida de Tami!

Na casa onde me hospedava, veio visitar o casal um sobrinho que convivia com uma jovem chamada Jesenia. Os hospedeiros não permitiram o adultério em seu lar onde vive e reina Cristo nosso Senhor, como corresponde aos crentes. Aproveitamos a oportunidade e num dia no café da manha Deus já havia preparado a Jesenia, apresentei a Cristo a ela, e ela o recebeu como seu Senhor e Salvador arrependendo-se de seus pecados. Do mesmo modo, Patrício, seu namorado crente afastado do evangelho, voltou a Cristo e cremos que Deus ordenará suas vidas agora.

Rosa Araia estava muito doente e seu irmão, membro da igreja, me levou a orar por ela no hospital. Ali altela se entregou a Cristo. Uma semana depois quatro de seus familiares conheceram a Cristo. Isabel, Silvia, Janet e Nicolas. Na semana seguinte Rosa  veio a falecer. Aqui temos funerais de ate três dias. Num dos cultos de seu funeral que preguei, 15 pessoas renderam suas vidas a Jesus. Rosa partiu, mas ficaram outros na terra com Jesus através de sua vida.

Tenho tantos testemunhos que contar, mas só quero mencionar ainda as conversões do dia 28.02.09: Jorge e família. Ele é colega de trabalho do irmão Sergio, em cuja casa me hospedei. Por diversos anos Sergio e Amanda sua esposa estiveram a seu lado nos momentos muitos difíceis de sua vida. Neste dia  pude chegar a sua casa, e Jorge, sua esposa Marita e seu filho Sergio se converteram a Cristo.

Logo fomos à casa de uma senhora, Paula. Outra vez Deus me mandou falar algo que me custou dizê-lo e depois a sua cunhada me confirmou que assim havia sido a sua vida. Deus lhe dizia: “Vai e não peques mais”. Jesus transformou a vida de Paula que agora vive em santidade para Cristo.

Seu sobrinho German, filho de crentes e futuro estudante de medicina, também se entregou completamente a Cristo.  Ao todo neste tempo em Calama e 3 dias em Antofagasta, tivemos 54 conversões, 51 em Calama e 3 em Antofagasta.

altIrmãos, estou tão feliz por 54 vidas novas para Cristo. Não posso contar de todos, mas posso dizer-lhes que eu não conheço gozo maior nem nada que mais satisfaça a minha vida que levar a outros aos pés de Cristo.

Que Deus nos ajude, e nos guie a sempre dizer-lhe: EU IREI, SENHOR, EIS-ME AQUI. Eis-me aqui na minha casa, no meu bairro, na cidade onde moro, no meu país e no mundo.

E se assim, fizermos, a promessa do Pai  e firme para conosco,

“SE ALGUÉM ME SERVIR, O PAI O HONRARA”. (João 12:26b).

Que Deus siga usando a sua vida, as suas orações, a sua oferta para que o Brasil e o mundo conheçam que somente Jesus é o Senhor que “quem tem o Filho de Deus tem a vida, e quem não tem o Filho de Deus em sua vida não tem a vida”.

Que a vida de Deus em você possa fluir de modo que outros também conheçam do maravilhoso amor salvador de nosso Senhor Jesus Cristo! Que você possa ver a honra de Deus em sua vida por sua obediência e disposição de servir a Cristo!

MARLENE TIEDE

Missionária (Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira) no Chile.

Veja a biografia de Marlene Tiede.

alt