Igreja: comunidade de enfermidade e saúde

IGREJA: UMA COMUNIDADE DE ENFERMIDADE E SAÚDE

A palavra igreja tem, pelo menos, quatro significados.
No seu sentido mais primevo, refere-se á uma comunidade de pessoas regeneradas pelo Espírito Santo e que amam a Jesus Cristo.
Esta comunidade, por razões de estado, constitui-se numa pessoa jurídica, tornando-se uma instituição, que deve representar a comunidade daqueles que procuram vivem em obediência à Palavra de Deus.
O terceiro sentido é uma megainstituição, formada por um grupo de igrejas numa denominação religiosa, como Igreja Metodista ou Igreja Católica. Os batistas jamais usam igreja neste terceiro sentido (só nos dois primeiros) mas suas igrejas integram uma Convenção de Igrejas num determinado país. Assim, não existe, por exemplo, a Igreja Batista do Brasil, como há a Igreja Presbiteriana do Brasil, mas a Convenção Batista Brasileira, integrada por igrejas que a ela se associam livremente.
O quarto sentido é cósmico, logo atopográfico e atemporal. A igreja é o conjunto de pessoas, ao redor do mundo e ao longo da história, que dobraram seus joelhos diante de Jesus, confessando-O como Salvador e Senhor. Esta igreja não tem templo, nem estatuto, nem diretoria ou pastor. É a igreja invisível, formada por todos os regenerados, os quais Jesus virá buscar na Sua volta.

AS RAZÕES DE SER DA IGREJA SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO
Temos várias referências (pouco mais de 100) à palavra “igreja” no Novo Testamento.
A que igreja tais passagens se referem?

Vejamos algumas destas referências.

1
Texto 1 — Mateus  16.17-19
Na primeira Jesus promete que fundaria a sua igreja. Após ouvir a bela confissão de fé pela boca de Pedro, de que era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Jesus lhe disse:
“Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne u sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

De fato, Pedro teve, no início da igreja, após a morte de Jesus, um papel fundamental, na liderança dos apóstolos e discípulos, velhos e novos. A Igreja Católica deriva seu sistema doutrinário e hierárquico, de padres ao papa, passando por bispos, arcebispos e cardeais, mas não há qualquer indicação no Novo Testamento para isto.
Entendemos que Jesus não estava falando de disciplina (quem pode ou não pode pertencer à igreja, ficando na comunhão ou sendo excomungado) mas da responsabilidade da igreja, que, ao anunciar Jesus, anuncia a vida e, ao deixar Jesus de lado, condena as pessoas à morte por não irem a Jesus, o caminho para a vida.
Este é um texto muito importante, no entanto, por falar sobre o que a igreja deve ser: um lugar de vida, não de morte.

2
Texto 2 — 1Corintios 12.12, 26, 27
“(12) Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
(26) Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
(27) Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”.

Fica bem claro aqui que o apóstolo Paulo se refere à igreja como uma comunidade local, onde as pessoas se conhecem e unem para o trabalho comum.
Na igreja somos todos iguais, independentemente de formação escolar e posse de recursos financeiros ou patrimoniais. Podemos estar num grande momento espiritual ou emocional, que não somos melhores do que estão enfraquecidos espiritual ou emocionalmente. Formamos, ou devemos formar, um corpo, uma comunidade, uma família.
Esta idéia é revolucionária porque contraria a nossa natureza. Naturalmente só vemos os nossos próprios interesses. Na igreja devemos nos importar com a alegria ou com a tristeza do outro.
A regra áurea de Jesus (“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” — Mateus 7.12) é aplicada à comunidade, representando um ideal em luta contra o real:
. “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios” (Romanos 12.10).
. “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Efésios 4.2).
. “Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3.13).
. “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16).

3
Texto 3 — Efésios 3.10-13
Paulo chama a igreja de “corpo de Cristo” (Romanos 12.5, Efésios 1.23, Efésios 4.12), tendo o próprio Jesus como cabeça (Colossenses 1.18). Esta igreja tem uma missão de valor eterno:
“A intenção dessa graça [a graça de Jesus Cristo] era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele. Portanto, peço-lhes que não desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês” (Efesios 3.10-13).

Neste texto, Paulo fala da igreja em sentido mais amplo, sugerindo uma dimensão cósmica para a igreja. Ao final, no entanto, particulariza, ao falar diretamente aos efésios para não desanimarem.
Ficando firme, sem desanimar, a igreja pode espalhar “a multiforme sabedoria de Deus”, que é o Evangelho da graça de Jesus, evangelho que, uma vez aceito, dá ao ser humano “livre acesso a Deus em confiança” pela fé em Jesus. Uma igreja, portanto, se reúne para apoiar um aos outro na vida de fé em Jesus e para anunciar esta vida de fé em Jesus a todos quantos puderem. A igreja é o projeto de Deus para comunicar a graça a todos.

4
Texto 4 — 1Timóteo 3.15
Outro texto se refere à vida na igreja-comunidade: instruindo-a, Paulo recomenda:
“Se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (1Timóteo 3.15).

Novamente, a igreja é a igreja local, reunida num lugar determinado. Reunida, a igreja é feita de homens e mulheres, mas de homens e mulheres que crêem num Deus vivo e proclamam não as suas próprias verdades mas a verdade da Palavra de Deus.
É daí que a igreja deriva sua relevância. Seu pastor não tira sabedoria de si mesmo, mas da Palavra de Deus, cujo conhecimento demanda estudo, para ser compreendida e aplicada. A igreja não salva o mundo, mas tem a mensagem que salva o mundo; não cura pessoas, mas anuncia Aquele que cura as pessoas.
Quando a igreja se fecha em si mesma, pensando apenas nos interesses e gostos dos seus membros, esquece-se que sua missão inclui a saúde dos seus membros, mas sobretudo a salvação dos que não são membros. A omissão da igreja é um pecado de conseqüências dramáticas.
Quando a igreja se anuncia a si mesma, ela perde seu poder, porque sua glória está em levar pessoas a contemplarem a glória de Deus. O “negócio” da igreja é falar de Jesus.
Quando a igreja se afasta da Bíblia, perder-se em divisões e heresias e para de proclamar que Jesus é o Filho do Deus vivo, como Pedro confessou.

5
Texto 5 — Hebreus 10. 24-25
Em outro lugar, um autor anônimo mostra a função da igreja no que se refere à vida dos pertencentes à comunidade de fé:
“E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10. 24-25).

Outra vez, o Novo Testamento se refere á igreja como comunidade local, que deve se reunir e também se dedicar às obras de amor.
Como cada um de nós tende a se achar o centro do mundo, precisamos nos reunir para nos incentivarmos mutuamente à prática das boas obras. Uma igreja que não pratica as boas obras, para os de dentro e para os de fora, é uma perversão ao ideal de Jesus.
Como cada um de nós tende a achar que na vida vale a busca do prazer no presente, precisamos nos reunir para sermos lembrados que estamos caminhos, somos peregrinos neste mundo, porque temos um outro mundo, perfeito, para viver, e estamos fazendo uma jornada que vai terminar lá, gloriosamente.

AS CRÍTICAS Á IGREJA

Assim mesmo, a igreja recebe muitas críticas, muitas delas justas.

Estão certos os críticos que lamentam a institucionalização excessiva da igreja, transformada num fim em si mesma. A vida em comunidade demanda regras, alguns ruins de serem seguidas ou por serem injustas ou por serem precisamente justas. Uma igreja-instituição precisa se avaliar se o tempo que ela gasta está sendo gasto com o que importa ou com muitas discussões sobre regimentos e orçamentos que deixam pouco tempo para o que importa, que é o cumprimento de sua missão. Uma igreja-instituição precisa contar onde está indo o dinheiro de Deus que seus membros colocam aos seus cuidados. Os recursos ao dispor da igreja devem ser empregados sobretudo na formação de discípulos.

Estão certos os críticos que vêem na igreja um descompasso entre teoria e prática. A palavra-chave da igreja é amor, manifesto na prática em gestos de respeito e acolhimento. Acontece que o corpo é formado por mim e por outros. Se eu não respeito, se não acolhemos, a igreja não respeitará, a igreja não acolherá. Precisamos nos vigiar a nós mesmos, para ver se passamos no teste. Temos que fazer uma autoavaliação de nossas práticas, seja nos relacionamentos, no culto e na mensagem, para ver se o valor maior é o amor. Se não for, as portas do inferno estão prevalecendo.

Estão certos os críticos que não escutam a palavra do evangelho na igreja. Na igreja, a sabedoria humana é, no máximo, uma embalagem para a sabedoria divina. Um pastor, por exemplo, não pode se empolgar consigo mesmo; ele tem se empolgar com Jesus Cristo. Ele deve estar em dia com tudo o que acontece no mundo, para falar melhor a este mundo das verdades do Evangelho. Seu conhecimento não para capitular diante das propostas das filosofias, das artes ou das ciências, mas para relativizá-las, colocando-as como o que são: esforços humanos, validos, legítimos, mas parciais e mutáveis. A igreja deve ser uma escola que leva as pessoas ao conhecimento de Cristo. A igreja está neste mundo para pegar este mundo pelas mãos e leva-lo a Cristo.

PARA UMA DECISÃO

Quando vive segundo as instruções de Jesus e dos apóstolos, a igreja torna real o que Paulo diz a seu respeito: a igreja é a comunidade pela qual a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida.
Se você faz parte da igreja, seja fiel: proclame a graça.
Se você ainda não faz parte da igreja, responda ao convite: venha para o Jesus que a igreja anuncia.

Quando vive anunciando, como Pedro, que Jesus é o Filho do Deus vivo, a igreja aproxima as pessoas de Deus e abre as portas do céu para elas. Quando perde o foco da sua mensagem, a igreja afasta as pessoas de Deus e perde sua razão de ser.
Se você faz parte da igreja, seja fiel: grite que Cristo é o Salvador do mundo, como enviado do Pai Eterno para derrubar o muro que afasta as pessoas do amor de Deus.
Se você não faz parte da igreja, venha para ela, não por causa dela, mas por causa da sua mensagem. Você não pode viver sem esta mensagem que a igreja grita, mesmo que roucamente, mesmo que, por vezes, não a viva em sua profundidade.

Quando a igreja busca pôr em prática a radicalidade de nossa igualdade uns com os outros, ela se torna uma comunidade que produz saúde. Ele anuncia a salvação e produz saúde. Uma igreja produz saúde quando, pelo louvor, pela oração e pelo caminhar junto, ela encoraja seus participantes a rejeitarem seus próprios pecados; quando, pelo louvor, pela oração e pelo caminhar juntos, ela ajuda as pessoas em seus processos de cura espiritual, emocional e relacional.
A igreja é uma comunidade extraordinária. Ela é mais inclusiva das comunidades. A igreja é um lugar onde enfermos são recebidos como iguais, onde pecadores são recebidos como iguais. Na igreja só não cabem pessoas perfeitas, mas é o lugar de pessoas imperfeitas a caminho da transformação. É por isto que me enterneço com o retrato que Paulo faz de uma das igrejas que liderava:

“Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (1Coríntios 6.9b-11)

As pessoas com este currículo não deixaram de ser o que eram da noite para o dia, mas, tendo aceito a Jesus, rejeitaram este estilo de vida contra Deus e se puseram no caminho para viverem a vida no estilo proposto por Deus. Uns vão sempre em linha reta ascendente em suas trajetórias, enquanto outros dão dois passos para a frente e um para trás, desviando-se por vezes mas voltando à rota principal. A igreja é feita dos que correm a cavalo e dos que vão a pé.
A igreja é o lugar dos que tem sede de Deus, como escreveu uma de nossas irmãs:

“Minha história é mais uma entre muitas, que vem confirmar as inúmeras maneiras que Deus tem para conduzir seus filhos.
Não conheci minha mãe. Fui fruto de uma relação extraconjugal onde nem ela nem meu pai, na época,  tiveram condições de me assumir. Hoje imagino o quanto eles devem ter sofrido.
Deus, que cuida dos seus filhos com carinho, me conduziu a um lar cristão, não batista, um pouco diferente do lar tradicional, mas um lar verdadeiramente cristão. Fui educada por pessoas bondosas, na tradição católica. Minha “mãe adotiva” era solteira e freira (pertencia a uma congregação; só não morava lá). Foi através de seus princípios e dogmas que formei minha estrutura psicológica e espiritual.
Enquanto criança me sentia feliz, mas o tempo passou e, como planta crescendo, tive “sede”. Precisava de mais “água”. Minha vida estava sem sentido. Então, fui buscar esta água em outros terrenos. Em alguns, encontrei um veio fino, fraco. Em outros, terreno árido, sem vida. Até nos de lama grossa eu procurei. Cheguei a pensar que morreria de sede, que murcharia para sempre.
Mas o Deus que sempre cuidou de mim já tinha um plano e pacientemente me trouxe até Itacuruçá. Aqui recebi Seu carinho, recebi Seus cuidados e principalmente, recebi a Água que procurava. Recebi a água da ‘Fonte de Água Viva´.
Cristo nos convida a vir até Ele. Se você tem sede, venha beber; é de graça! Eu aceitei o convite. Hoje eu não tenho mais sede e não preciso de mais nada.
Agora Itacuruçá é o terreno onde vou construir minha casa, pois era aqui que Deus me queria”.

Se você tem sede, venha para Jesus.
Venha fazer parte da igreja dele, para que outras pessoas possam beber da mesma água.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO