Mulher é mais resistente a infecções do que homem
As mulheres são mais resistentes a infecções do que os homens graças à ação de hormônios sobre seus sistemas imunológicos.
Um estudo desenvolvido no Canadá indicou que a produção de estrogênio pelas mulheres pode ter um efeito benéfico sobre a resposta do organismo a agentes causadores de infecções. O estrogênio naturalmente produzido pelas mulheres bloqueia uma enzima chamada Caspase-12, cuja ausência bloquearia, por sua vez, o processo inflamatório.
A coordenadora do estudo, Maya Saleh, da Faculdade de Medicina da Universidade McGill, de Montreal, no Canadá, disse que “os resultados mostram que as mulheres têm uma resposta mais forte a inflamações do que os homens”.
O estudo foi realizado com camundongos que não têm o gene responsável pela produção da enzima Caspase-12, tornando-os altamente resistentes a infecções. O gene foi então implantado em um grupo de camundongos machos e fêmeas, mas apenas os machos se tornaram mais suscetíveis a infecções.
Os pesquisadores acreditam que, por se tratar de um gene humano, os efeitos verificados nos camundongos seriam os mesmos em seres humanos.
Segundo a pesquisa, hormônios sintéticos geraram resultados semelhantes ao estrogênio produzido naturalmente. Isso poderia abrir a possibilidade do desenvolvimento de terapias especiais para fortalecer o sistema imunológico, mas pelo fato de estar ligado a um hormônio feminino, poderia impedir sua utilização por homens.
(Fonte: BBC Brasil)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090513_mulheres_infeccao_rw.shtml