Miquéias 4.1-4
Em meio à desolação, o profeta Miquéias traz uma palavra de esperança, anunciando um tempo em que as pessoas procurariam aprender de Deus. A esperança se tornaria concreta quando o próprio Senhor derrotasse os poderosos da terra.
Há duas promessas específicas que têm a ver com o relacionamento que temos com Deus. A primeira é que o povo buscaria o templo do Senhor, para aprender a verdade.
O templo, em si mesmo, não porta qualquer bênção; no entanto, é nele que se concentram aqueles que querem ouvir a voz de Deus e viver segundo os Seus mandamentos. Por esta razão, é nele que Esta voz se pode escutar. Enquanto todos estão concentrados em seguir pelas ruas as vozes confusas dos sem-Deus, os que O buscam fazem do templo o centro onde Ele pode ser encontrado. Quando adoramos a Deus, Ele nos ensina seus caminhos. Se é difícil viver como Ele nos ensina participando da vida da igreja, fora dela esta vivência se torna quase impossível.
A segunda promessa soa como uma declaração de compromisso. Enquanto as pessoas seguem seus deuses, nós andaremos segundo o nome do Senhor para todo o sempre.
Somos literalmente bombardeados por uma série imensa de convites, mas somos convidados a ficar firmes em nosso projeto de portar o nome de Deus em nossas vidas. O profeta fala deste compromisso como um caminhar com o Senhor, indicando uma constância de ação.
Eis como devemos viver: de modo que Deus não se envergonhe de nós, porque nós não nos envergonhamos dEle.